O desenvolvimento do cálculo mental, de jogos de estratégias e atividades que desenvolvem o raciocínio dos alunos estão sendo cada vez mais discutidos no âmbito da Educação Matemática. O jogo é defendido como um recurso didático que proporciona desenvolver motivação, interação e aprendizagem do aluno na matemática. Logo, pensando nisso temos como objetivo de apresentar a proposta de minicurso que possibilitou desenvolver o passo a passo do jogo feche a caixa e a sua confecção no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Descentralizada de Campos Sales. O minicurso aconteceu em dois momentos, uma parte teórica sobre a história do jogo, suas regras e estratégias de jogos. No segundo momento os alunos foram divididos em grupos para a confecção do jogo feche a caixa com materiais recicláveis. Portanto, através dessa experiência os alunos desenvolveram o raciocínio lógico e o pensamento crítico reflexivo, além do cálculo mental. Contudo, a aplicação do minicurso podemos verificar que os jogos como o feche a caixa são essenciais para estimular o cálculo mental e assim, estabelecer conexões diretas com a matemática e desenvolver uma motivação para aprender de maneira dinâmica e interativa. Todos os 22 inscritos no minicurso fizeram questão de participar interagindo da melhor forma e dedicação, ouvindo atentamente as instruções do jogo e como confeccioná-lo. Portanto, o uso de novas práticas como jogos matemáticos, técnicas lúdicas de aprendizagens e práticas em coletivos que são importantes para todo e qualquer conhecimento por estimular o cérebro a trabalhar operações matemáticas e contribuir significativamente para o desenvolvimento da aprendizagem.