Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

TRABALHANDO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS E HABILIDADES COGNITIVAS COM O JOGO FECHE A CAIXA.

Palavra-chaves: FECHE A CAIXA., JOGOS., OPERAÇÕES BÁSICAS. Pôster (PO) GD17 - Educação Matemática: processos educativos
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31423
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 428
    "inscrito_id" => 1152
    "titulo" => "TRABALHANDO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS E HABILIDADES COGNITIVAS COM O JOGO FECHE A CAIXA."
    "resumo" => "O desenvolvimento do cálculo mental, de jogos de estratégias e atividades que desenvolvem o raciocínio dos alunos  estão sendo cada vez mais discutidos no âmbito da Educação Matemática. O jogo é defendido como um recurso didático que proporciona desenvolver motivação, interação e aprendizagem do aluno na matemática. Logo, pensando nisso temos como objetivo de apresentar a proposta de minicurso que possibilitou desenvolver o passo a passo do jogo feche a caixa e a sua confecção no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Descentralizada de Campos Sales. O minicurso aconteceu em dois momentos, uma parte teórica sobre a história do jogo, suas regras e estratégias de jogos. No segundo momento os alunos foram divididos em grupos para a confecção do jogo feche a caixa com materiais recicláveis. Portanto, através dessa experiência os alunos desenvolveram o raciocínio lógico e o pensamento crítico reflexivo, além do cálculo mental. Contudo, a aplicação do minicurso podemos  verificar que os jogos como o feche a caixa são essenciais para estimular o cálculo mental e assim, estabelecer conexões diretas com a matemática e desenvolver uma motivação para aprender de maneira dinâmica e interativa.  Todos os 22 inscritos no minicurso fizeram questão de participar interagindo da melhor forma e dedicação, ouvindo atentamente as instruções do jogo e como confeccioná-lo. Portanto, o uso de novas práticas como jogos matemáticos, técnicas lúdicas de aprendizagens e práticas em coletivos que são importantes para todo e qualquer conhecimento por estimular o cérebro a trabalhar operações matemáticas e contribuir significativamente para o desenvolvimento da aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos"
    "palavra_chave" => "FECHE A CAIXA., JOGOS., OPERAÇÕES BÁSICAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA17_ID1152_21082017221210.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ NATANAEL OLIVEIRA DE NEGREIROS"
    "autor_nome_curto" => "NATANAEL NEGREIROS"
    "autor_email" => "natannegreiros@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31423
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 428
    "inscrito_id" => 1152
    "titulo" => "TRABALHANDO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS E HABILIDADES COGNITIVAS COM O JOGO FECHE A CAIXA."
    "resumo" => "O desenvolvimento do cálculo mental, de jogos de estratégias e atividades que desenvolvem o raciocínio dos alunos  estão sendo cada vez mais discutidos no âmbito da Educação Matemática. O jogo é defendido como um recurso didático que proporciona desenvolver motivação, interação e aprendizagem do aluno na matemática. Logo, pensando nisso temos como objetivo de apresentar a proposta de minicurso que possibilitou desenvolver o passo a passo do jogo feche a caixa e a sua confecção no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Descentralizada de Campos Sales. O minicurso aconteceu em dois momentos, uma parte teórica sobre a história do jogo, suas regras e estratégias de jogos. No segundo momento os alunos foram divididos em grupos para a confecção do jogo feche a caixa com materiais recicláveis. Portanto, através dessa experiência os alunos desenvolveram o raciocínio lógico e o pensamento crítico reflexivo, além do cálculo mental. Contudo, a aplicação do minicurso podemos  verificar que os jogos como o feche a caixa são essenciais para estimular o cálculo mental e assim, estabelecer conexões diretas com a matemática e desenvolver uma motivação para aprender de maneira dinâmica e interativa.  Todos os 22 inscritos no minicurso fizeram questão de participar interagindo da melhor forma e dedicação, ouvindo atentamente as instruções do jogo e como confeccioná-lo. Portanto, o uso de novas práticas como jogos matemáticos, técnicas lúdicas de aprendizagens e práticas em coletivos que são importantes para todo e qualquer conhecimento por estimular o cérebro a trabalhar operações matemáticas e contribuir significativamente para o desenvolvimento da aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos"
    "palavra_chave" => "FECHE A CAIXA., JOGOS., OPERAÇÕES BÁSICAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA17_ID1152_21082017221210.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ NATANAEL OLIVEIRA DE NEGREIROS"
    "autor_nome_curto" => "NATANAEL NEGREIROS"
    "autor_email" => "natannegreiros@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O desenvolvimento do cálculo mental, de jogos de estratégias e atividades que desenvolvem o raciocínio dos alunos estão sendo cada vez mais discutidos no âmbito da Educação Matemática. O jogo é defendido como um recurso didático que proporciona desenvolver motivação, interação e aprendizagem do aluno na matemática. Logo, pensando nisso temos como objetivo de apresentar a proposta de minicurso que possibilitou desenvolver o passo a passo do jogo feche a caixa e a sua confecção no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Descentralizada de Campos Sales. O minicurso aconteceu em dois momentos, uma parte teórica sobre a história do jogo, suas regras e estratégias de jogos. No segundo momento os alunos foram divididos em grupos para a confecção do jogo feche a caixa com materiais recicláveis. Portanto, através dessa experiência os alunos desenvolveram o raciocínio lógico e o pensamento crítico reflexivo, além do cálculo mental. Contudo, a aplicação do minicurso podemos verificar que os jogos como o feche a caixa são essenciais para estimular o cálculo mental e assim, estabelecer conexões diretas com a matemática e desenvolver uma motivação para aprender de maneira dinâmica e interativa. Todos os 22 inscritos no minicurso fizeram questão de participar interagindo da melhor forma e dedicação, ouvindo atentamente as instruções do jogo e como confeccioná-lo. Portanto, o uso de novas práticas como jogos matemáticos, técnicas lúdicas de aprendizagens e práticas em coletivos que são importantes para todo e qualquer conhecimento por estimular o cérebro a trabalhar operações matemáticas e contribuir significativamente para o desenvolvimento da aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.