SILVA, Karina Nascimento. Práticas educativas em educação especial. Anais COPRECIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/31376>. Acesso em: 23/12/2024 00:27
Esse artigo trata de um estudo com objetivo de investigar as práticas educativas em educação especial presentes nas pesquisas entre os anos de 2013 – 2016, em periódicos nacionais de Qualis A1. Para tanto foi utilizado como metodologia as etapas da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Nas categorias de análise verificou-se que as práticas educativas em educação especial são mais voltadas para Políticas de acessibilidade através da implementação de Currículos, documentos ou leis; Uso de técnicas e ferramentas através da implementação de estratégias, ludicidade ou TICS; Processo de interpretação através do entendimento e interpretação de linguagem; escrita e sinais para o ensino de libras em uma perspectiva bilíngue e Processos colaborativos com práticas relacionadas a um conjunto de ações que buscam avançar, compreender e encontrar melhorias através do processo de inclusão. Os resultados mostraram que para as publicações em Qualis A1 o periódico P5 foi o que apresentou mais publicações em termos quantitativos enquanto que a categoria PE1 foi a que apresentou a maior distribuição por periódico, estando presente em 7 dos 10 periódicos analisados. Os artigos publicados com a categoria relacionada as Práticas educativas: Políticas de acessibilidade, abordam as mais diversas políticas públicas tanto no âmbito nacional como no âmbito regional. Observou-se que nos artigos selecionados que o uso das práticas educativas no processo de interpretação geralmente é efetuado através da perspectiva bilíngue, a qual traz a Libras como segunda língua.