Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESPECIAL, POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GD03 - Ensino e práticas educativas
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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Esse artigo trata de um estudo com objetivo de investigar as práticas educativas em educação especial presentes nas pesquisas entre os anos de 2013 – 2016, em periódicos nacionais de Qualis A1. Para tanto foi utilizado como metodologia as etapas da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Nas categorias de análise verificou-se que as práticas educativas em educação especial são mais voltadas para Políticas de acessibilidade através da implementação de Currículos, documentos ou leis; Uso de técnicas e ferramentas através da implementação de estratégias, ludicidade ou TICS; Processo de interpretação através do entendimento e interpretação de linguagem; escrita e sinais para o ensino de libras em uma perspectiva bilíngue e Processos colaborativos com práticas relacionadas a um conjunto de ações que buscam avançar, compreender e encontrar melhorias através do processo de inclusão. Os resultados mostraram que para as publicações em Qualis A1 o periódico P5 foi o que apresentou mais publicações em termos quantitativos enquanto que a categoria PE1 foi a que apresentou a maior distribuição por periódico, estando presente em 7 dos 10 periódicos analisados. Os artigos publicados com a categoria relacionada as Práticas educativas: Políticas de acessibilidade, abordam as mais diversas políticas públicas tanto no âmbito nacional como no âmbito regional. Observou-se que nos artigos selecionados que o uso das práticas educativas no processo de interpretação geralmente é efetuado através da perspectiva bilíngue, a qual traz a Libras como segunda língua.

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