FERREIRA, Jessica Roberta Araujo et al.. O ensino de literatura na escola pública. Anais COPRECIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/31298>. Acesso em: 23/12/2024 00:05
Resumo: Diante do conhecimento explicitado em sala de aula com auxílio dos embasamentos teóricos, no decorrer da vida acadêmica observamos que é possível ensinar uma literatura de forma lúdica, de maneira a manter atenção dos discentes para os conteúdos. A literatura não deve ser vista apenas como forma de decodificação, mas como análise literária através de um processo de comunicação. Assim, temos por objetivo descrever as aulas de literatura e analisar a prática/posicionamento docente, e de como será sua funcionalidade na sociedade. O presente artigo justifica-se ainda pela necessidade de apoiar o estudo a nossa prática docente, em forma de ação/reflexão a partir das aulas observadas e analisadas com olhar voltado para as teorias. Nossa análise se respaldará nas observações das aulas de literatura no ensino fundamental II em uma escola localizada no bairro do Catolé em Campina Grande. Nosso estudo tem como aporte teórico: Cosson (2006), Antunes (2003), Candido (2004), Bezerra (2001) e OCEM(2008). A partir destes será possível comprovar a importância do ensino da literatura. Palavras Chaves: Literatura, Discente, escola.