O presente artigo tem como objetivo relatar sobre as novas tecnologias e sua influência nas práticas educativas, desde seu contexto histórico até os dias atuais.
Visando a busca de conceitos teóricos que validam a educação à distância, os primeiros meios de propagação da informação, os tipos de recursos utilizados, os modelos de tecnologias surgidos e a comparação dos séculos passados até os dias atuais. Citando formas de interações entre aluno-professor quanto a temporalidade que se divide em: síncronos, e assíncronos; e quanto ao direcionamento e número de participantes que se dividem em: "um-para-um", "um-para-todos" e "todos-para-todos".
Apresentando o avanço e propagação da educação que revela os resultados da influência das tecnologias, proporcionando a sociedade o contato com o conhecimento difundido pelos meios de comunicação, a interação com um tutor, a autonomia nos estudos e o compartilhar de saberes. Sendo hoje possível acessar a internet, ferramenta mais utilizada nessa geração, e usufruir de materiais atualizados, experimentar novos modelos de ensino-aprendizagem e acrescentar diversidade na troca de informações, atualizando os métodos de ensino e as práticas educativas.