Atualmente, experimenta-se um período de grandes mudanças em todos os campos da sociedade brasileira e no meio educacional não é diferente. Presencia-se a implementação de mais uma reforma no Ensino Médio, estruturada sem consultar os agentes educacionais envolvidos diretamente no processo. Nesse sentido, entendemos que qualquer reforma passa, necessariamente, pela ampliação da discussão de maneira democrática e, por esta razão, resolvemos, através do nosso projeto PROLICEN, dar voz ao segmento que consideramos como central na construção de qualquer projeto educacional: o estudante. Estudar e entender a condição discente, seus anseios, suas angustias e seus sonhos deve ser o desiderato de qualquer projeto de mudança nos atuais padrões de ensino. Partindo desse princípio, escolhemos como público para desenvolver nossa experiência de pesquisa os estudantes do 1° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Olivina Olivia, em João Pessoa, na Paraíba. A metodologia que estamos empregando foge dos padrões tradicionais, para que os estudantes se sintam à vontade e, aos poucos, se tornem protagonistas do projeto, trabalhando com rodas de conversa e produção de audiovisuais. Nosso papel é fomentar a discussão entre eles partindo de temas geradores voltados para a função da educação e da escola. O projeto encontra-se em desenvolvimento, entretanto, já é possível explanar algumas questões sobre quem é este discente, quais a suas visões sobre as aulas e assuntos expostos na escola e alguns dos seus anseios para o futuro. Esperamos que, além dos estudantes envolvidos, outros agentes educacionais se integrem nessa discussão e que possamos contribuir para a construção de um novo modelo educacional mais participativo e democrático.