As práticas educativas estão ligadas aos embates teóricos nas áreas das ciências humanas e da educação. O objetivo dessa pesquisa foi analisar as práticas educativas em educação ambiental utilizada por professores da escola João Leite Neto em Nova Olinda, Paraíba. Foram entrevistados 16 Professores do Ensino Médio e Fundamental de uma escola púbica no Município de Nova Olinda, Paraíba. A coleta de dados foi por meio da aplicação de questionário constituído de 06 questões subjetivas e 08 afirmativas (escala de Likert). Os resultados reportaram que 50,0% (n = 8) dos professores entrevistados afirmaram que na escola onde lecionaram possui incentivo para a prática de Educação Ambiental, e 56,0% (n = 9) inserem a Educação Ambiental nos assuntos ministrados em suas aulas. Metade deles desenvolvem projetos pedagógicos que inserem Educação Ambiental no seu contexto, e desenvolvem diversos métodos de ensino em suas aulas, e já tinham feito alguma capacitação para o ensino da Educação Ambiental. Entretanto, 25,0 % deles relataram que não obtiveram essa prática docente. Os professores evidenciaram uma boa percepção em relação às práticas educacionais e Educação Ambiental, entretanto, alguns professores não tiveram nenhuma capacitação em Educação Ambiental. É importante a inserção de práticas de ensino no currículo escolar, podendo assim garantir uma educação de boa qualidade e propícia para os alunos.