ANÁLISE DA MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31085 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 410 "inscrito_id" => 980 "titulo" => "ANÁLISE DA MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "O estudo visou analisar as relações envolvidas entre a motivação para a aprendizagem e formação profissional e desempenho escolar entre estudantes do IFPE, Campus Garanhuns. Como se apresenta na literatura sobre o tema, a motivação compreende uma variável relevante e que influencia a aprendizagem. Partindo deste entendimento, a pesquisa analisou os dados compreendidos no universo de 122 questionários, no sentido de verificar o modo como os sujeitos se posicionavam em relação aos ganhos e investimentos próprios da trajetória escolar, tomados como indicadores da motivação envolvida, e o desempenho médio entre dois agrupamentos pré-estabelecidos dentro do contexto supracitado. O interesse legitimador da proposta recaiu sobre a verificação cotidiana e empírica que indica a existência de um conjunto vasto de fatores que interferem no estado de motivação dos estudantes. A pesquisa prioritariamente utilizou as teorias motivacionais de processo, em especial os pressupostos de Victor Vroom, como aporte teórico. Os resultados apontam para o reconhecimento da relação significativa entre motivação e desempenho escolar no que se refere à identificação de uma tendência a diminuição ou aumento dos índices gerais de desempenho em conformidade com dados indicativos do estado motivacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "MOTIVAÇÃO, APRENDIZAGEM, DESEMPENHO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID980_21082017204749.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "MÁRCIO CARNEIRO" "autor_email" => "marcio.albuquerque@garanh" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31085 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 410 "inscrito_id" => 980 "titulo" => "ANÁLISE DA MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "O estudo visou analisar as relações envolvidas entre a motivação para a aprendizagem e formação profissional e desempenho escolar entre estudantes do IFPE, Campus Garanhuns. Como se apresenta na literatura sobre o tema, a motivação compreende uma variável relevante e que influencia a aprendizagem. Partindo deste entendimento, a pesquisa analisou os dados compreendidos no universo de 122 questionários, no sentido de verificar o modo como os sujeitos se posicionavam em relação aos ganhos e investimentos próprios da trajetória escolar, tomados como indicadores da motivação envolvida, e o desempenho médio entre dois agrupamentos pré-estabelecidos dentro do contexto supracitado. O interesse legitimador da proposta recaiu sobre a verificação cotidiana e empírica que indica a existência de um conjunto vasto de fatores que interferem no estado de motivação dos estudantes. A pesquisa prioritariamente utilizou as teorias motivacionais de processo, em especial os pressupostos de Victor Vroom, como aporte teórico. Os resultados apontam para o reconhecimento da relação significativa entre motivação e desempenho escolar no que se refere à identificação de uma tendência a diminuição ou aumento dos índices gerais de desempenho em conformidade com dados indicativos do estado motivacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "MOTIVAÇÃO, APRENDIZAGEM, DESEMPENHO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID980_21082017204749.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "MÁRCIO CARNEIRO" "autor_email" => "marcio.albuquerque@garanh" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }