O estudo visou analisar as relações envolvidas entre a motivação para a aprendizagem e formação profissional e desempenho escolar entre estudantes do IFPE, Campus Garanhuns. Como se apresenta na literatura sobre o tema, a motivação compreende uma variável relevante e que influencia a aprendizagem. Partindo deste entendimento, a pesquisa analisou os dados compreendidos no universo de 122 questionários, no sentido de verificar o modo como os sujeitos se posicionavam em relação aos ganhos e investimentos próprios da trajetória escolar, tomados como indicadores da motivação envolvida, e o desempenho médio entre dois agrupamentos pré-estabelecidos dentro do contexto supracitado. O interesse legitimador da proposta recaiu sobre a verificação cotidiana e empírica que indica a existência de um conjunto vasto de fatores que interferem no estado de motivação dos estudantes. A pesquisa prioritariamente utilizou as teorias motivacionais de processo, em especial os pressupostos de Victor Vroom, como aporte teórico. Os resultados apontam para o reconhecimento da relação significativa entre motivação e desempenho escolar no que se refere à identificação de uma tendência a diminuição ou aumento dos índices gerais de desempenho em conformidade com dados indicativos do estado motivacional.