O presente artigo visa discutir e apresentar, de maneira sintética, os resultados e o percurso da pesquisa de mestrado “A escrita argumentativa no ensino médio: um estudo de caso”, desempenhada como estudo de casos de natureza observacional e qualitativa com os alunos do 3º ano da E. E. de Ensino Fundamental e Médio Cônego Francisco Gomes de Lima, em João Pessoa (PB). Pautamo-nos em investigar as condições de produção de argumentação, bem como os modos e os fatores da argumentação e o uso de marcadores argumentativos. Para tal análise, como aporte teórico, elegemos pertinentes as considerações de Citelli (1994), Fiorin (2015), Garcia (2011) e Koch & Elias (2014). Além disso, nosso estudo teve caráter interventivo, com a aplicação de uma sequência didática voltada para a produção de textos. A partir da observação e da análise dos textos escritos pelos discentes, elaboramos um produto final visando melhorar e ampliar as competências argumentativas dos alunos no ensino médio, visto que, notadamente, as habilidades de escrita dos estudantes estavam aquém do nível esperado para a série escolar deles. Essa pesquisa nos mostrou vários aspectos acerca das práticas de escrita e leitura de alunos do ensino médio, trazendo reflexões acerca do exercício docente e da abordagem dada à escrita, ou seja, o espaço que a escrita ocupa em sala de aula.