LETRAMENTO ESCOLAR EM DIS(CURSO)
"2017-07-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30315 "edicao_id" => 68 "trabalho_id" => 156 "inscrito_id" => 550 "titulo" => "LETRAMENTO ESCOLAR EM DIS(CURSO)" "resumo" => "Palavra relativamente nova no nosso cotidiano, Letramento mostra-se como um cada vez mais necessário de estudos e tratamentos dialogados. Um dos possíveis tratamentos dados ao letramento diz respeito à sua situacionalidade escolar por um viés discursivo. Dessa feita, buscamos, como finalidade desse momento, discutir sobre a contribuição do debate sobre o letramento na prática educativa (dentro e fora dos muros escolares) no Brasil, a partir de definições e conceituações acerca do Letramento no nosso país, além de lidarmos com o letramento escolar (as diferenças entre práticas de leitura e escrita desenvolvidas dentro e fora da escola) a partir da dimensão discursiva desse fenômeno “(des)escolarizado” na escola. Esse trabalho desenvolve-se enquanto uma breve revisão teórica que contribui para o fomento de pesquisas vinculadas ao ensino e aprendizagem de língua materna, e o per(curso) desenvolvido ao longo do trabalho nos possibilitou fotografar um panorâmico avanço no que diz respeito aos processos sociais referentes à leitura e à escrita. Pudemos sair de um quadro em que o termo “letramento” não se fazia necessário em nosso meio (quando o termo “analfabetismo” era mais necessário para nomearmos um fenômeno recorrente em nosso contexto histórico, socioeconômico, político e cultural) para adentrarmos em um momento em que novos processos de identificação careciam de definição, de explicação e tratamento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01 - OS MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA" "palavra_chave" => "LETRAMENTO ESCOLAR, DISCURSO, ENSINO DE LÍNGUA MATERNA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA2_ID550_10072017233048.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROL COSTA GUEDES" "autor_nome_curto" => "KAROL GUEDES" "autor_email" => "karolcostaguedes@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conbrale" "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017" "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg" "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30315 "edicao_id" => 68 "trabalho_id" => 156 "inscrito_id" => 550 "titulo" => "LETRAMENTO ESCOLAR EM DIS(CURSO)" "resumo" => "Palavra relativamente nova no nosso cotidiano, Letramento mostra-se como um cada vez mais necessário de estudos e tratamentos dialogados. Um dos possíveis tratamentos dados ao letramento diz respeito à sua situacionalidade escolar por um viés discursivo. Dessa feita, buscamos, como finalidade desse momento, discutir sobre a contribuição do debate sobre o letramento na prática educativa (dentro e fora dos muros escolares) no Brasil, a partir de definições e conceituações acerca do Letramento no nosso país, além de lidarmos com o letramento escolar (as diferenças entre práticas de leitura e escrita desenvolvidas dentro e fora da escola) a partir da dimensão discursiva desse fenômeno “(des)escolarizado” na escola. Esse trabalho desenvolve-se enquanto uma breve revisão teórica que contribui para o fomento de pesquisas vinculadas ao ensino e aprendizagem de língua materna, e o per(curso) desenvolvido ao longo do trabalho nos possibilitou fotografar um panorâmico avanço no que diz respeito aos processos sociais referentes à leitura e à escrita. Pudemos sair de um quadro em que o termo “letramento” não se fazia necessário em nosso meio (quando o termo “analfabetismo” era mais necessário para nomearmos um fenômeno recorrente em nosso contexto histórico, socioeconômico, político e cultural) para adentrarmos em um momento em que novos processos de identificação careciam de definição, de explicação e tratamento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01 - OS MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA" "palavra_chave" => "LETRAMENTO ESCOLAR, DISCURSO, ENSINO DE LÍNGUA MATERNA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA2_ID550_10072017233048.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROL COSTA GUEDES" "autor_nome_curto" => "KAROL GUEDES" "autor_email" => "karolcostaguedes@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conbrale" "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017" "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg" "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }