Este trabalho apresenta as primeiras impressões de duas pesquisas em andamento, uma em nível de mestrado e outra de doutorado, vinculados ao Grupo de Estudos Linguísticos e de Letramento (UFMT/CNPq). A partir da base teórica de Bakhtin (1929; 1970; 1974) sobre linguagem e de Vygotsky (1930; 1934) sobre ensino-aprendizagem, desenvolvimento e “defectologia”, visamos identificar aspectos atitudinais, de interação e de ensino-aprendizagem comuns entre os sujeitos, um autista e um surdo - considerados como indivíduos com dificuldades significativas de aprendizagem - inseridos em escolas inclusivas, no município de Cuiabá-MT. Este trabalho é de caráter qualitativo, de natureza crítico-dialógica e participativa. Neste recorte, o corpus em análise constitui-se de observações e conversas com os profissionais (professores, cuidadores, intérpretes) diretamente relacionados a esses sujeitos em contexto escolar. Entendendo a Língua Portuguesa como interdisciplinar, nosso enfoque incidirá sobre as capacidades de leitura e escrita (PAES DE BARROS; 2008, 2009), buscando compreender os sujeitos pedagógica e cognitivamente, para entender como esses aspectos contribuem para sua aprendizagem.