SUJEITOS AUTISTAS E SURDOS E SUAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
"2017-07-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30362 "edicao_id" => 68 "trabalho_id" => 13 "inscrito_id" => 272 "titulo" => "SUJEITOS AUTISTAS E SURDOS E SUAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este trabalho apresenta as primeiras impressões de duas pesquisas em andamento, uma em nível de mestrado e outra de doutorado, vinculados ao Grupo de Estudos Linguísticos e de Letramento (UFMT/CNPq). A partir da base teórica de Bakhtin (1929; 1970; 1974) sobre linguagem e de Vygotsky (1930; 1934) sobre ensino-aprendizagem, desenvolvimento e “defectologia”, visamos identificar aspectos atitudinais, de interação e de ensino-aprendizagem comuns entre os sujeitos, um autista e um surdo - considerados como indivíduos com dificuldades significativas de aprendizagem - inseridos em escolas inclusivas, no município de Cuiabá-MT. Este trabalho é de caráter qualitativo, de natureza crítico-dialógica e participativa. Neste recorte, o corpus em análise constitui-se de observações e conversas com os profissionais (professores, cuidadores, intérpretes) diretamente relacionados a esses sujeitos em contexto escolar. Entendendo a Língua Portuguesa como interdisciplinar, nosso enfoque incidirá sobre as capacidades de leitura e escrita (PAES DE BARROS; 2008, 2009), buscando compreender os sujeitos pedagógica e cognitivamente, para entender como esses aspectos contribuem para sua aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, SURDEZ, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA5_ID272_19052017144219.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODNEY MENDES DE ARRUDA" "autor_nome_curto" => "RODNEY MENDES" "autor_email" => "mendesdearruda74@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conbrale" "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017" "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg" "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30362 "edicao_id" => 68 "trabalho_id" => 13 "inscrito_id" => 272 "titulo" => "SUJEITOS AUTISTAS E SURDOS E SUAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este trabalho apresenta as primeiras impressões de duas pesquisas em andamento, uma em nível de mestrado e outra de doutorado, vinculados ao Grupo de Estudos Linguísticos e de Letramento (UFMT/CNPq). A partir da base teórica de Bakhtin (1929; 1970; 1974) sobre linguagem e de Vygotsky (1930; 1934) sobre ensino-aprendizagem, desenvolvimento e “defectologia”, visamos identificar aspectos atitudinais, de interação e de ensino-aprendizagem comuns entre os sujeitos, um autista e um surdo - considerados como indivíduos com dificuldades significativas de aprendizagem - inseridos em escolas inclusivas, no município de Cuiabá-MT. Este trabalho é de caráter qualitativo, de natureza crítico-dialógica e participativa. Neste recorte, o corpus em análise constitui-se de observações e conversas com os profissionais (professores, cuidadores, intérpretes) diretamente relacionados a esses sujeitos em contexto escolar. Entendendo a Língua Portuguesa como interdisciplinar, nosso enfoque incidirá sobre as capacidades de leitura e escrita (PAES DE BARROS; 2008, 2009), buscando compreender os sujeitos pedagógica e cognitivamente, para entender como esses aspectos contribuem para sua aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, SURDEZ, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA5_ID272_19052017144219.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODNEY MENDES DE ARRUDA" "autor_nome_curto" => "RODNEY MENDES" "autor_email" => "mendesdearruda74@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conbrale" "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017" "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg" "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }