EDUCAÇÃO ABERTA À DIVERSIDADE SEXUAL: REFLEXÕES DOCENTES
"2017-07-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30291 "edicao_id" => 68 "trabalho_id" => 74 "inscrito_id" => 101 "titulo" => "EDUCAÇÃO ABERTA À DIVERSIDADE SEXUAL: REFLEXÕES DOCENTES" "resumo" => "A sociedade do século XXI, a cada dia, passa por transformações sociais decorrentes dos avanços tecnológicos, das lutas de classes e das reinvindicações de direitos que até então não eram facultados às minorias sociais. Nesse cenário, a escola assume um papel de relevo porque a ela compete a formação de alunos conscientes e compromissados com essas transformações que pouco a pouco têm alterado os códigos culturais e comportamentais em que se assenta a nossa sociedade. Dentre essas transformações a que a escola não pode se furtar de discutir com seus alunos, estão as questões de gênero e de sexualidade, especialmente as que dizem respeito às minorias sexuais. Tendo em vista o exposto, o presente trabalho procura refletir acerca da importância de uma educação cujo escopo seja a diversidade sexual. Em nossa reflexão, acreditamos que a reflexão, na sala de aula, sobre essa diversidade pode auxiliar para que o currículo escolar tenha uma natureza inclusiva e, assim, promova, no ambiente escolar, o respeito à diferença, à diversidade, sobretudo aos sujeitos pertencentes ao grupo LGBTTT (Lésbica, Gay, Bissexual, Travesti, Transexual e Transgênero). A presente pesquisa é de cunho bibliográfico e segue a seguinte linha teórica: estudos de gênero e de sexualidade. Para tanto, apoiamos nossas reflexões nos estudos de Rena (2014), Severo (2013) e Garcia (2002), além dos documentos parametrizadores, como as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM, 2006), a Lei de Diretrizes e Bases (LDB, 1996), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s, 1997). Esperamos que as reflexões apresentadas neste trabalho possam impulsionar outros trabalhos com a temática da diversidade sexual, de maneira que a inserção, sistemática, de tal temática, na sala de aula, possa contribuir para a formação de alunos/as que, por sua vez, possam vir a ser cidadãos/ãs mais respeitosos/as, humanizados e abertos à pluralidade que nos institui e nos constitui." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 08 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS, PRÁTICAS EDUCATIVAS E DISCURSOS SOBRE SUJEITOS NA E DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "REFLEXÕES DOCENTES., EDUCAÇÃO HUMANIZADORA., GÊNERO E SEXUALIDADE., DIVERSIDADE SEXUAL." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA9_ID101_09072017171858.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOHNE PAULINO BARRETO" "autor_nome_curto" => "JOHNE PAULINO" "autor_email" => "johne.paulino20@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conbrale" "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017" "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg" "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30291 "edicao_id" => 68 "trabalho_id" => 74 "inscrito_id" => 101 "titulo" => "EDUCAÇÃO ABERTA À DIVERSIDADE SEXUAL: REFLEXÕES DOCENTES" "resumo" => "A sociedade do século XXI, a cada dia, passa por transformações sociais decorrentes dos avanços tecnológicos, das lutas de classes e das reinvindicações de direitos que até então não eram facultados às minorias sociais. Nesse cenário, a escola assume um papel de relevo porque a ela compete a formação de alunos conscientes e compromissados com essas transformações que pouco a pouco têm alterado os códigos culturais e comportamentais em que se assenta a nossa sociedade. Dentre essas transformações a que a escola não pode se furtar de discutir com seus alunos, estão as questões de gênero e de sexualidade, especialmente as que dizem respeito às minorias sexuais. Tendo em vista o exposto, o presente trabalho procura refletir acerca da importância de uma educação cujo escopo seja a diversidade sexual. Em nossa reflexão, acreditamos que a reflexão, na sala de aula, sobre essa diversidade pode auxiliar para que o currículo escolar tenha uma natureza inclusiva e, assim, promova, no ambiente escolar, o respeito à diferença, à diversidade, sobretudo aos sujeitos pertencentes ao grupo LGBTTT (Lésbica, Gay, Bissexual, Travesti, Transexual e Transgênero). A presente pesquisa é de cunho bibliográfico e segue a seguinte linha teórica: estudos de gênero e de sexualidade. Para tanto, apoiamos nossas reflexões nos estudos de Rena (2014), Severo (2013) e Garcia (2002), além dos documentos parametrizadores, como as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM, 2006), a Lei de Diretrizes e Bases (LDB, 1996), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s, 1997). Esperamos que as reflexões apresentadas neste trabalho possam impulsionar outros trabalhos com a temática da diversidade sexual, de maneira que a inserção, sistemática, de tal temática, na sala de aula, possa contribuir para a formação de alunos/as que, por sua vez, possam vir a ser cidadãos/ãs mais respeitosos/as, humanizados e abertos à pluralidade que nos institui e nos constitui." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 08 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS, PRÁTICAS EDUCATIVAS E DISCURSOS SOBRE SUJEITOS NA E DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "REFLEXÕES DOCENTES., EDUCAÇÃO HUMANIZADORA., GÊNERO E SEXUALIDADE., DIVERSIDADE SEXUAL." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA9_ID101_09072017171858.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOHNE PAULINO BARRETO" "autor_nome_curto" => "JOHNE PAULINO" "autor_email" => "johne.paulino20@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conbrale" "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017" "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg" "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }