Este estudo tem como objetivo analisar a língua brasileira de sinais nas produções textuais de alunos surdos de uma escola pública municipal do sertão da Paraíba. Para a realização desse estudo foi feita uma pesquisa bibliográfica a partir da fundamentação teórica, que é baseada em estudos anteriores sob alunos surdos avaliados na aprendizagem da língua portuguesa de sinais. Fundamentamos nossa pesquisa em Bakhtin (2003), Goes (1999) Fernandez (2006), Machado (2000), Peixoto (2006), dentre outros por refletirem sobre a LIBRAS em seus aspectos linguísticos e interacionais. Pressupomos que uma compreensão mais detalhada do ensino de LIBRAS contribui diretamente no desenvolvimento de práticas voltadas para o ensino. Como limitação de pesquisa, selecionamos apenas um item a ser discutido, justificamos pela brevidade e objetividade propostos para este trabalho científico. Optamos pelo recorte de um fragmento utilizado para a coleta dos dados em uma escola pública municipal do sertão da Paraíba. Em relação a isso, a pesquisa constatou que há generalizações inadequadas, na absorção do conhecimento para os surdos, causando inapropriadas metodologias, perante a escrita dos alunos. Estes resultados também sinalizam a necessidade de formação continuada para os docentes, bem como a necessidade de cursos de pós-graduação da área de LIBRAS e em Educação Especial ou áreas afins.