O LETRAMENTO LITERÁRIO E A LEI 10.639/2003 NA PRÁTICA DOCENTE
"2017-07-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30340 "edicao_id" => 68 "trabalho_id" => 91 "inscrito_id" => 398 "titulo" => "O LETRAMENTO LITERÁRIO E A LEI 10.639/2003 NA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "No que concerne ao ensino de literatura no fundamental maior, percebemos que mesmo que o historicismo ainda não tenha imperado nas aulas assim como acontece no Ensino Médio, à leitura de textos literários não tem sido tão significativa para que a formação de leitores seja estimulada. Nesse sentido, essa pesquisa-ação de natureza qualitativa centra-se no seguinte questionamento: Como trabalhar o letramento literário em contos afrobrasileiros?. Cremos que a pertinência dessa pesquisa está no fato de tratar-se de uma intervenção pedagógica que trabalhou a obra Contos Crespos (2008) de Cuti em duas turmas do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Massaranduba (PB) através do projeto “Raízes afro-brasileiras na sala de aula”. Desse modo, os resultados alcançados nos indicam que o trabalho com o letramento literário e a valorização do leitor mostra-se o caminho mais adequado para que os alunos se sintam incentivados a lerem e refletirem sobre a literatura. Quanto à literatura afrobrasileira, a obra de Cuti torna-se uma porta aberta para que estigmas e preconceitos sejam desconstruídos pelos discentes, ao mesmo tempo em que eles puderam conhecer a História e cultura afrobrasileira e africana, conforme recomenda a lei n°10.639/2003." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02 - LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE LEITORES., LETRAMENTO LITERÁRIO., LITERATURA AFROBRASILEIRA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA3_ID398_10072017112821.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA SANTANA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA " "autor_email" => "gabrielasantana.118@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conbrale" "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017" "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg" "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30340 "edicao_id" => 68 "trabalho_id" => 91 "inscrito_id" => 398 "titulo" => "O LETRAMENTO LITERÁRIO E A LEI 10.639/2003 NA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "No que concerne ao ensino de literatura no fundamental maior, percebemos que mesmo que o historicismo ainda não tenha imperado nas aulas assim como acontece no Ensino Médio, à leitura de textos literários não tem sido tão significativa para que a formação de leitores seja estimulada. Nesse sentido, essa pesquisa-ação de natureza qualitativa centra-se no seguinte questionamento: Como trabalhar o letramento literário em contos afrobrasileiros?. Cremos que a pertinência dessa pesquisa está no fato de tratar-se de uma intervenção pedagógica que trabalhou a obra Contos Crespos (2008) de Cuti em duas turmas do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Massaranduba (PB) através do projeto “Raízes afro-brasileiras na sala de aula”. Desse modo, os resultados alcançados nos indicam que o trabalho com o letramento literário e a valorização do leitor mostra-se o caminho mais adequado para que os alunos se sintam incentivados a lerem e refletirem sobre a literatura. Quanto à literatura afrobrasileira, a obra de Cuti torna-se uma porta aberta para que estigmas e preconceitos sejam desconstruídos pelos discentes, ao mesmo tempo em que eles puderam conhecer a História e cultura afrobrasileira e africana, conforme recomenda a lei n°10.639/2003." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02 - LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE LEITORES., LETRAMENTO LITERÁRIO., LITERATURA AFROBRASILEIRA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA3_ID398_10072017112821.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA SANTANA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA " "autor_email" => "gabrielasantana.118@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conbrale" "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017" "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg" "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }