O presente artigo objetiva tratar as contribuições da literatura de cordel no contexto do Ensino Básico( 9° ano), na perspectiva do letramento literário. A justificativa é que o letramento, no âmbito escolar, possibilitará ao indivíduo um olhar mais crítico-reflexivo ampliando maneiras de compreender, questionar, interpretar, interagir e produzir textos; pois conforme detectamos, muito do que é lido em sala de aula é voltado apenas para o livro didático, o qual deixa a margem a literatura de cordel. Dentre os estudos de fundamentação teórica, destacam-se Cosson (2014), Colomer (2007),Street (2014), Lajolo (1993; 2008), Soares (2014), Cavignac (2006) e outros A pesquisa-ação desenvolvida tem como procedimento metodológico a leitura do texto literário e a análise qualitativa/ quantitativa dos gêneros discursivos produzidos pelos alunos. Conclui-se que o letramento literário, através do cordel, tem se efetivado ao passo que o aluno agrega valores à literatura e busca, fora dela, elementos para a compreensão do texto e de outras culturas, aproximando a leitura de sua realidade social.