Na busca de propor novos desafios para que os alunos percebam a função da leitura em contextos sociais de aprendizagem, surgiu a necessidade de desenvolver esta pesquisa, nas aulas de língua portuguesa, em uma turma de 7º ano do ensino fundamental para promover a competência leitora dos alunos através da interação com o gênero discursivo multimodal anúncio publicitário veiculado nos meios digitais. No tocante à abordagem do gênero discursivo como meio de interação e de compreensão da função social da língua, esta pesquisa fundamenta-se nos estudos de Kleiman (2013), Marcuschi (2014), Zacharias (2016); a abordagem do letramento como prática social que perpassa as barreiras escolares, baseia-se nas teorias de Dionisio (2013), Moran (2015), Rojo (2012; 2015), Soares (2009), Xavier (2007) e, finalmente, no tocante à organização das atividades da intervenção em sequência didática, buscou-se aporte teórico na abordagem de Dolz & Schneuwly (2004). Os dados da pesquisa qualitativa etnográfica serão coletados através do diário de pesquisa e confrontados com as teorias dos estudiosos que fundamentam esta pesquisa. Assim, espera-se promover a competência leitora a partir da interação dos alunos com gêneros discursivos multimodais e a compreensão e o uso da linguagem em contextos socialmente significativos.