Julgamos que a leitura e a escrita acompanham a vida das pessoas do começo ao fim, as formas sociais que circundam a leitura e a produção de textos em conjunturas diversas são nomeadas letramento. A literatura possui colocação privilegiada porque conduz ao domínio da palavra a partir dela mesma. Com esta percepção tem a capacidade de relatar fatos do cotidiano que fazem parte da realidade dos leitores, assim, este artigo discute na literatura, a figura feminina como personagem que foi invisibilizada por uma cultura patriarcal. A literatura do século XIX, realista e romântica, revela tais processos de inferiorizarão. É neste período que Capitu, personagem machadiana de Dom Casmurro (1899) é uma figura paradigmática, na medida em que desconstrói, através de várias estratégias, sobretudo discursivas a maneira subserviente que a mulher se colocava na sociedade. Para uma análise que aproxime o leitor da obra, o letramento literário necessita da escola uma visão diferenciada que ressalte a importância da experiência literária. Podemos oportunizar esta experiência, com oficinas de leitura, que busquem proporcionar o desenvolvimento e competência leitora crítica dos alunos, sendo direcionadas por estratégias específicas.