A AULA TRADICIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA E OUTRAS PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS: CARACTERÍSTICAS E REFLEXÕES
Juarez Nogueira Lins
(Universidade Estadual da Paraíba) junolins@yahoo.com.br
Resumo: Nas discussões sobre as dificuldades que constituem o ensino de Língua Portuguesa (LP), constantemente vem à tona a questão metodológica. E o principal objeto de crítica é a aula tradicional, em oposição à aula contextualizada e à aula reflexiva – orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Nas escolas, ao planejar e ministrar as aulas, muitos (as) docentes, em virtude de dúvidas a respeito daquilo que caracterizam e diferenciam as metodologias a sua disposição – os elementos comuns, as aproximações, os distanciamentos, as estratégias – optam pela aula tradicional, solidez em meio à liquidez contemporânea (BAUMAN, 2001). Diante de tal perspectiva, objetivou-se apresentar as características de cada aula (a tradicional, a contextualizada e a reflexiva) e discutir as articulações possíveis entre elas. Teoricamente, este estudo respaldou-se nos pressupostos de Bakhtin (2004), Brasil (1998), Bauman (2001), Tardelli (2002), Saviani (1991), Gadotti (1992), Geraldi (2004), Brasil (1998), Mendonça (2006) e outros. E, metodologicamente, na pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. As características apresentadas e discutidas contribuíram para ampliar as pesquisas sobre metodologia nas aulas de LP e ampliar, desse modo, as possibilidades didáticas dos professores (as) das escolas básicas.
Palavras-chave: Língua portuguesa, Metodologia, Aula tradicional.