O fato do atletismo ser considerado conteúdo da Educação Física escolar, não viabiliza que este automaticamente ocorra em ambientes escolares, estudos apontam que a ausência do ensino do atletismo, muitas vezes se justifica pela falta de espaço físico, materiais oficiais, interesse dos alunos e professores, formação profissional deficiente entre outros. Em detrimento a problemática exposta emerge o objetivo do presente estudo que é apresentar a experiência de discutir, planejar, organizar e vivenciar uma proposição de intervenção pedagógica em uma escola pública estadual, alocada no município de Cáceres/MT, proposição essa, relacionada ao conteúdo de atletismo, ofertado nos anos finais do ensino fundamental, com aproximadamente trinta e três alunos, considerando viabilizar possibilidades de experimentar, fruir e apreciar o correr, saltar e lançar em um circuito de mini atletismo. Este estudo foi desenvolvido dentro de uma disciplina - Práticas Curriculares II - do curso de licenciatura em Educação Física da UNEMAT, composta por acadêmicos/as do segundo semestre, no ano de 2016. Para a execução da propositura, três fases foram realizadas, sendo elas: Apropriação de referencial teórico acerca da temática, oficinas para aprendizagem, fabricação dos materiais alternativos referentes ao mini atletismo e vivência preparatória do circuito de atividades com os próprios acadêmicos como forma de piloto. Na aplicação da proposta - culminância da ação pedagógica - no espaço escolar foram organizados os setores na quadra da escola em formato de circuito, envolvendo três estações, e por sua vez, os alunos foram organizados em três equipes e as práticas corporais ocorriam simultaneamente em cada estação: estação de saltos, lançamentos, corridas de velocidade e por fim realizaram a corrida de resistência, que consistia em completar uma volta na parte exterior da quadra com as mãos unidas com a sua equipe, favorecendo o trabalho coletivo e propiciando maior interação entre os participantes. Encerradas as atividades os materiais pedagógicos construídos pelos acadêmicos/as foram doados a escola. Com base na experiência vivenciada acreditamos que é possível vivenciar o atletismo em espaços escolares, e que uma promissora alternativa para as limitações de materiais e infraestrutura oficiais, seja a de estimular a autoria dos alunos, incentivando o protagonismo e participação. O resultado dessa intervenção permitiu-nos vivenciar as possibilidades pedagógicas alcançando as dimensões do conteúdo - conceitual, procedimental e atitudinal - e apesar das dificuldades anteriormente citadas, percebemos grande entusiasmo, envolvimento e comprometimento dos alunos e acadêmicos, chancelando assim que é possível e preciso possibilitar o atletismo na escola.