Embora seja um dos conteúdos obrigatórios, previsto para ser ensinado em aulas de Educação Física das escolas do Estado de São Paulo, o ensino do atletismo ainda é negligenciado por alguns professores. São muitos os motivos encontrados na literatura e citados pelos professores para não abordar essa temática em suas aulas, tais como: a falta de material, desinteresse de alunos e professores, falta de conhecimento do professor, entre outros. Em função disso, essa pesquisa procurou mapear os principais motivos do não ensino dessa modalidade esportiva na escola, a partir da visão de professores de Educação Física do Ensino Fundamental de cada uma das 19 escolas estaduais do Ensino Fundamental da cidade de Rio Claro/S.P. Por meio de um questionário, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto de Biociência da UNESP, campus de Rio Claro, os 11 participantes responderam questões sobre: o perfil profissional; as dificuldades no ensino do atletismo e de que forma ele se desenvolve, quando ocorre; utilização de materiais didáticos e recursos tecnológicos utilizados pelos professores e se a escola propícia a utilização desses recursos durante a elaboração e implementação das aulas. Foi possível identificar por meio das respostas dos questionários, que as principais dificuldades em relação ao ensino do atletismo, mencionadas por esses professores, são: a falta de espaço adequado e de material didático específico. Apenas 2 professores mencionaram não ensinar essa modalidade esportiva em suas aulas de Educação Física. Notou-se, também, que embora todas as escolas possuam recursos tecnológicos e/ou salas com computadores e todos os professores ressaltarem a importância e eficácia do uso dessas tecnologias no ensino, mais de 90% dos professores que responderam ao questionário não utilizam esses recursos tecnológicos durante suas aulas. Os resultados revelam a necessidade de realização de futuras pesquisas e ações pedagógicas que incentivem o ensino do atletismo, em especial, atrelando-o à inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação, como forma de contribuir para que esse quadro negativo, em relação ao seu ensino na escola, seja revertido. Apoio: CAPES.