Atualmente, o uso de drogas por adolescentes é uma questão em bastante evidência, gera preocupação não só para os pais e familiares, mas também, para toda a sociedade, pois o envolvimento de jovens cada vez mais cedo com drogas produz um “efeito cascata”, que leva a uma dependência química, que acaba por afetar diretamente a todos. Pretende-se, através deste artigo, relatar a experiência de uma Mostra Cultural realizada pelo Projeto de Extensão “Adolescendo sem álcool, crack ou outras drogas – uma proposta transdisciplinar de abordagem”, desenvolvido por graduandos dos cursos de Enfermagem, Odontologia e Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB Campus I em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental do município de Campina Grande-PB no segundo semestre do ano de 2016. As ações extensionistas se baseiam nas Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem que utilizam a problematização como estratégia de motivar o debate e busca do conhecimento. As ações acontecem sob forma de oficinas lúdicas visando a culminância do projeto para uma partilha final entre alunos, graduandos e professores, com o uso de discussões, produção de vídeos, apresentações de dança e realização de peças teatrais, nas quais o tema do projeto vem a despertar os estudantes para a construção de uma visão crítica sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas, além de alertar para o impacto destas na vida do indivíduo, gerando, dessa forma, mudanças sociais no pensar e fazer da comunidade.