Artigo Anais II CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PROGRAMAS DE NUTRIÇÃO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE TUPARETAMA-PE : ESTRATÉGIAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E QUALIDADE DE VIDA

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Publicado em 14 de junho de 2017

Resumo

A implantação de programas direcionados a alimentação saudável e nutrição nas escolas concerne a estratégias que visam contribuir na conduta do indivíduo diante seus conceitos alimentares. O objetivo do referido trabalho foi de reconhecer o papel que o ambiente escolar representa na formação de hábitos saudáveis, inclusive na infância, ressaltando também a atuação do nutricionista em estimular a implantação de ações educativas que proporcionem qualidade de vida e o bem-estar individual e coletivo. Foi realizado um estudo múltiplo, onde foram consultados periódicos atualizados e uma entrevista com a nutricionista do município de Tuparetama-PE. Os resultados que os programas PSE e PNAE são vivenciados no município, isto direcionando a execução de ações de promoção de saúde na escola e em casa, direcionando para uma reflexão criteriosa sobre a importância dos educadores na contribuição para a formação de hábitos nutricionais adequados e a participação que exercem na preparação dos alunos sobre conceitos básicos relacionados à alimentação saudável, a atividade física, e ao bem-estar físico, psicológico e social do indivíduo e a partir destes dados constata-se que é fundamental a atuação de professores e profissionais da saúde, principalmente na realização de trabalhos integrados voltados para a segurança alimentar em escolares. Percebe-se a importância da família, da escola e de toda a sociedade na busca de uma educação alimentar, constituindo um processo gradual e integrado. É necessária a participação conjunta das instituições de educação e saúde do município para a oferta de uma melhor qualidade de vida aos escolares, salientando ainda no ambiente escolar a abrangência dos programas governamentais direcionados a compra de alimentos parcialmente isentos de agrotóxicos. Esses programas atuam na elaboração de propostas metodológicas sobre a promoção da saúde a partir de áreas temáticas debatidas em sala de aula entre professor e aluno, caracterizando dessa forma a ampliação dos conhecimentos de ambos e a execução das ações em saúde propostas no projeto político pedagógico das escolas.

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