A educação física, antes mesmo de ser legalmente reconhecida como profissão, sempre desempenhou um papel importantíssimo na sociedade. Inicialmente, como uma forma de disciplinar o corpo para o alcance de objetivos, bem como na atuação de promoção da saúde e prevenção do adoecimento. Apesar das conquistas alcançadas pela profissão, a atuação do educador físico ainda se apresenta de maneira restrita, estando concentrada na prestação de serviços particulares. Tendo em vista a premissa da profissão de prevenir o adoecimento, torna-se interessante a discussão da atuação de educadores físicos através do Serviço Público de Saúde. A atuação destes profissionais pelo SUS representa uma grande oportunidade para a população atendida ser assistida antes que o adoecimento seja diagnosticado, através de avaliações físicas, dentre outros métodos que fazem parte das competências e capacidades do educador físico. Por outro lado, existem uma série de desafios que dificultam a atuação destes profissionais no serviço público, principalmente no que diz respeito à própria regulamentação desse trabalho. Investir na atuação de educadores físicos através do Sistema Único de Saúde contribui diretamente com a promoção e manutenção do bem-estar, prevenção de doenças e na promoção do envelhecimento com qualidade de vida. O presente artigo se propõe a através de uma revisão bibliográfica, analisar as principais oportunidades e desafios na atuação dos profissionais de educação física na saúde pública. De maneira geral, esta pesquisa contribui significativamente com a comunidade, uma vez que a escassez de estudos sobre o tema aqui abordado é bastante notória. Contudo, torna-se necessário o desenvolvimento de novos estudos que possibilitem uma discussão mais ampla entre gestores de políticas públicas e profissionais de educação física, sob o ponto de vista do custo-benefício.