Introdução:prática do aleitamento materno é essencial para o crescimento e o desenvolvimento apropriado da criança e além disso, traz benefícios para a saúde física e psicológica. O desmame precoce ainda é algo muito comum e preocupante nos dias atuais e nesse sentido, o enfermeiro é um profissional significante nessa causa por atuar na assistência direta às mulheres e crianças no âmbito hospitalar e comunitário.Nessa perspectiva, o objetivo do presente trabalho foi realizar uma busca na literatura acerca da atuação do enfermeiro com o intuito de compreender a importância desse profissional frente ao desmame precoce.
Metodologia: trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, com ênfase na revisão sistemática da literatura. Teve como objetivo realizar uma busca de artigos acerca do desmame precoce e a atuação do enfermeiro frente à essa prática.
Resultados e discussão: Diversos fatores são apontados na literatura como causas do desmame precoce sendo alguns deles a faixa etária da mãe, a falta de experiência, a utilização de mamadeiras e chupetas, insucesso familiar na prática da amamentação, técnica incorreta de sucção do recém-nascido, baixa escolaridade, gravidez indesejada, doença da mama. A participação do enfermeiro consiste na orientação aos usuários do serviço e à equipe de enfermagem, de modo a compartilhar o conhecimento visando à qualidade da assistência, melhor desenvolvimento da criança e promoção do apego eficaz.
Conclusões: A partir da busca realizada na literatura, foi possível identificar que a prática do desmame precoce ocorre por diversos fatores, sejam eles sociais, biológicos, culturais e econômicos. Contudo, o enfermeiro é um profissional de suma importância frente a essa situação.