Diante da situação, calamitosa, em que se encontra o ensino e aprendizagem da matemática em nossas escolas, um outro fator é ainda mais preocupante, o ensino e aprendizagem da Geometria. Pois, mesmo com sua grande importância em nosso cotidiano, é possível notar que este estudo tem se tornado escasso em nossas salas de aula e, quando feito, acontece de forma insignificante a ponto de não desenvolver, nos alunos, habilidades básicas referentes a este tema. Tendo em vista esse problema, com base no que defendem Lorenzato, Lourdes Onuchic, os RECEF, Van de Valle e os PCN de matemática, este trabalho foi desenvolvido com 18 alunos do 8° ano de uma escola privada da cidade de Nova Floresta-PB com o objetivo de perceber quais as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos no estudo de Polígonos e, assim, descobrir como o estudo das Grandezas, Área e Perímetro, pode ser favorecido com a utilização de Resoluções de Problemas como meio metodológico. Como resultado, percebemos que as dificuldades dos alunos partiam desde o não reconhecimento de algumas figuras geométricas até a inabilidade e falta de autonomia na construção das soluções para os problemas propostos, a partir daí, pudemos trabalhar de forma mais significativa, fazendo perguntas (oralmente) que fossem pertinentes para a solução de cada problema. Como as situações-problema foram voltadas ao cotidiano dos alunos, também pudemos fazer com que percebessem que a Geometria estudada em sala de aula, também tem funcionalidade fora dela.