Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O USO DO JOGO A “SENHA” COMO FERRAMENTA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ANÁLISE COMBINATÓRIA

Palavra-chaves: ENSINO DA MATEMÁTICA, ANÁLISE COMBINATÓRIA, JOGOS MATEMÁTICOS, A SENHA, A SENHA Pôster (PO) Matemática
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Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

A Análise Combinatória é um ramo da matemática que estar voltado para os conjuntos finitos de possibilidades que se enquadram em critérios específicos determinados. Este conteúdo trabalha principalmente com o princípio de contagem e estar totalmente ligado à situações que envolve o numero de possibilidades de um evento ocorrer. Grande é a dificuldade encontrada pelos alunos na aquisição de sub-conteúdos de análise combinatória como arranjos, combinações e permutações. A forma como se é trabalhado certos conceitos é muito importante para a contribuição do ensino e da aprendizagem. A proposta didática desse trabalho está voltada à tendência de jogos matemáticos, utilizados como auxiliadores no ensino de conteúdos mais complexos, visando facilitar o entendimento do mesmo de forma prática e flexível. O uso de jogos na Matemática implica uma mudança significativa nos processos de ensino e aprendizagem, pois permite alterar o modelo tradicional de ensino, que muitas vezes tem apenas como recurso didático o livro texto e exercícios padronizados. Propomos a aplicação do conteúdo de Análise Combinatória Através do jogo A Senha, com base metodológica em Grando (2004), isto é, que para o desenvolvimento de conceitos matemáticos via jogo, apresenta-se a posição do professor em sete momentos de jogo. Acredita-se que o Jogo A Senha visa desenvolver nos alunos formas particulares de pensamentos e raciocínios, englobando eventos aleatórios e certas atitudes que possibilitam o posicionamento crítico, o fazer previsões e o tomar decisões, assim como interação entre os próprios alunos, como também entre eles e o professor.

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