A aprendizagem da Física possibilita ao indivíduo uma adequada interpretação dos fenômenos naturais e tecnológicos situando e dimensionando a interação de cada um com a natureza como parte dela. A associação do método experimental com o teórico resulta, normalmente, em um melhor rendimento dos alunos, uma vez que os auxilia a compreender melhor os conteúdos abordados, além de servir para despertar a curiosidade e instigar o senso crítico. Com o intuito de encontrar estratégias para despertar o interesse dos alunos pelas Ciências e Matemática, foi desenvolvido o projeto de iniciação científica Ciências na Mala. Nele foram preparados alguns experimentos, incluindo o microscópio de gota d'água, que proporciona o estudo dos fenômenos da refração e da difração. Para a sua execução, são realizados os seguintes passos: encher a seringa com a amostra de água e fixá-la no suporte, o qual deverá estar posicionado a cerca de 2 m de distância da tela; empurrar o êmbolo da seringa até que se forme, na extremidade do bico, uma gota de água de cerca de 2 mm de diâmetro; apontar o feixe do laser para o meio da gota d'água e perpendicularmente à tela. Será verificado um ponto brilhante na tela que se estenderá em uma imagem redonda de cerca de 2 m de diâmetro. Acreditamos que o experimento do microscópio da gota d’água trata-se de uma alternativa eficiente para uma contribuição no ensino dos fenômenos relacionados. Este experimento, além de ser facilmente executado, atrai a atenção dos alunos, despertando seu interesse pela aprendizagem.