O presente estudo almeja expor os resultados obtidos em uma pesquisa sobre as concepções dos monitores do Programa de Apoio à Formação ao Ensino (PROAFE) a respeito dos desafios do Ensino Experimental na área do conhecimento de ciências. O PROAFE é uma ação da Universidade Estadual da Paraíba que promove aulas experimentais e de laboratório, ministradas pelos discentes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Matemática, Física e Química para alunos das escolas municipais de Campina Grande-PB, desenvolvido no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia Lynaldo Cavalcante. Nesse ínterim, apresentaremos nas linhas deste texto, uma série de discussões concernentes às atividades experimentais desenvolvidas no projeto aliada ao conhecimento teórico adquirido na universidade. Temos por finalidade demonstrar que a prática de experimentos auxilia à compreensão do conteúdo na sala de aula, assim como o cotidiano dos alunos, tornando o trabalho da prática docente um espaço dinâmico e de ações produtivas. A metodologia utilizada neste estudo foi de natureza qualitativa e o instrumento de coleta de dados foi um questionário constituído por seis questões objetivas, que apresentavam alternativas de múltipla escolha com as assertivas: sim ou não, além de suas respectivas justificativas. A pesquisa foi realizada com a participação de sete monitores do PROAFE, possuindo caráter qualitativo, pois, trata-se de um conhecimento real e não quantificado, permitindo, desse modo, uma compreensão e explicação dos fatos estudados sobre a formação de professores.