Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O USO DE RECURSOS DE ENSINO COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM SOBRE O SISTEMA SOLAR.

Palavra-chaves: SISTEMA SOLAR, , RECURSOS DE ENSINO, APRENDIZAGEM Pôster (PO) Astronomia
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28692
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 321
    "inscrito_id" => 1336
    "titulo" => "O USO DE RECURSOS DE ENSINO COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM SOBRE O SISTEMA SOLAR."
    "resumo" => "A carência de métodos de ensino que ofereçam estrutura de aprendizagem clara e objetiva que, ao mesmo tempo desperte o interesse de alunos do ensino fundamental, é uma questão a ser estudada, já que, os materiais didáticos e as metodologias educacionais oferecidos nas redes de ensino, principalmente pública, apresentam uma grande deficiência de conteúdo que algumas vezes apresentam-se totalmente equivocadas. Este artigo tem como objetivo facilitar e desenvolver a interação do educando, tanto individual como coletivamente, através de metodologias consideradas diferenciadas, onde poderão dispor de material por apresentação, realizado com o uso de novos recursos, onde o aluno não será apenas receptor, mas também irá integrar seu conhecimento, de forma que o resultado de ensino contemple no mínimo os principais conceitos sugeridos do conteúdo de astronomia segundo os PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais). O artigo é justamente mostrar alternativas viáveis de recursos de ensino que busquem contribuir tanto no planejamento como na relação educando e conteúdo, com o uso de maquetes ilustrativas construídas com base em imagens que demonstrem a “realidade” tridimensional do sistema solar, o educando terá mais facilidade em associar as características de cada componente apresentado, com um material que irá facilitar seu processo de ensino cartográfico, por assim dizer, já que além de poder participar e de certa forma contribuir com a aula eles também poderão manusear os instrumentos usados, pois a maquete será imposta não como conteúdo dado em aulas com roteiros “robóticos”, mas como instrumento de referência oferecido em materiais de alto-relevo e diferenciado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Astronomia"
    "palavra_chave" => "SISTEMA SOLAR,, RECURSOS DE ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA4_ID1336_30042017112406.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE BAIA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELE BAIA"
    "autor_email" => "danielebaia12@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28692
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 321
    "inscrito_id" => 1336
    "titulo" => "O USO DE RECURSOS DE ENSINO COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM SOBRE O SISTEMA SOLAR."
    "resumo" => "A carência de métodos de ensino que ofereçam estrutura de aprendizagem clara e objetiva que, ao mesmo tempo desperte o interesse de alunos do ensino fundamental, é uma questão a ser estudada, já que, os materiais didáticos e as metodologias educacionais oferecidos nas redes de ensino, principalmente pública, apresentam uma grande deficiência de conteúdo que algumas vezes apresentam-se totalmente equivocadas. Este artigo tem como objetivo facilitar e desenvolver a interação do educando, tanto individual como coletivamente, através de metodologias consideradas diferenciadas, onde poderão dispor de material por apresentação, realizado com o uso de novos recursos, onde o aluno não será apenas receptor, mas também irá integrar seu conhecimento, de forma que o resultado de ensino contemple no mínimo os principais conceitos sugeridos do conteúdo de astronomia segundo os PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais). O artigo é justamente mostrar alternativas viáveis de recursos de ensino que busquem contribuir tanto no planejamento como na relação educando e conteúdo, com o uso de maquetes ilustrativas construídas com base em imagens que demonstrem a “realidade” tridimensional do sistema solar, o educando terá mais facilidade em associar as características de cada componente apresentado, com um material que irá facilitar seu processo de ensino cartográfico, por assim dizer, já que além de poder participar e de certa forma contribuir com a aula eles também poderão manusear os instrumentos usados, pois a maquete será imposta não como conteúdo dado em aulas com roteiros “robóticos”, mas como instrumento de referência oferecido em materiais de alto-relevo e diferenciado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Astronomia"
    "palavra_chave" => "SISTEMA SOLAR,, RECURSOS DE ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA4_ID1336_30042017112406.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE BAIA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELE BAIA"
    "autor_email" => "danielebaia12@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

A carência de métodos de ensino que ofereçam estrutura de aprendizagem clara e objetiva que, ao mesmo tempo desperte o interesse de alunos do ensino fundamental, é uma questão a ser estudada, já que, os materiais didáticos e as metodologias educacionais oferecidos nas redes de ensino, principalmente pública, apresentam uma grande deficiência de conteúdo que algumas vezes apresentam-se totalmente equivocadas. Este artigo tem como objetivo facilitar e desenvolver a interação do educando, tanto individual como coletivamente, através de metodologias consideradas diferenciadas, onde poderão dispor de material por apresentação, realizado com o uso de novos recursos, onde o aluno não será apenas receptor, mas também irá integrar seu conhecimento, de forma que o resultado de ensino contemple no mínimo os principais conceitos sugeridos do conteúdo de astronomia segundo os PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais). O artigo é justamente mostrar alternativas viáveis de recursos de ensino que busquem contribuir tanto no planejamento como na relação educando e conteúdo, com o uso de maquetes ilustrativas construídas com base em imagens que demonstrem a “realidade” tridimensional do sistema solar, o educando terá mais facilidade em associar as características de cada componente apresentado, com um material que irá facilitar seu processo de ensino cartográfico, por assim dizer, já que além de poder participar e de certa forma contribuir com a aula eles também poderão manusear os instrumentos usados, pois a maquete será imposta não como conteúdo dado em aulas com roteiros “robóticos”, mas como instrumento de referência oferecido em materiais de alto-relevo e diferenciado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.