Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

MÉTODO ARTSCI COMO FERRAMENTA TRANSDISCIPLINAR EM AULA SOBRE A ORIGEM DA IMAGINAÇÃO HUMANA

Palavra-chaves: TRANSDISCIPLINARIDADE, IMAGINAÇÃO, ARTSCI, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
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Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

Diferentes de campos do saber possuem um denominador comum. Para dar conta da complexidade da sala de aula no séc. XXI é necessário um resgate da transdisciplinaridade. Trabalhando com objetos e apresentações inspiradoras entre os campos da Arte e da Ciência podemos incitar um fluxo de pensamentos que percorram esse denominador a fim de possibilitar a produção de insights, nos alunos, entre diferentes linhas do saber pela concepção de um objeto multimodal. Esse é o objetivo do método Artsci, que trabalha, de forma geral, com objetos tradicionais, de cunho científico, com modificações artísticas: os chamados ready-mades. O método também propõe que outras linguagens deste tipo de arte, como é o caso das performances, - que nada mais são que apresentações artísticas interativas em que se pode usar diferentes linguagens artísticas(teatro, pintura, cinema,música) na mesma exibição - funcionem da mesma forma que ready-mades. Uma aula sobre a origem da imaginação humana foi executada como performance de forma a criar uma situação sensorial que lembrasse o ambiente no qual foram imaginadas as primeiras pinturas rupestres. Com olhos vendados, os alunos experimentaram sequencialmente os estímulos do tato, olfato, paladar, audição e finalmente visão, ao retirar as vendas. A hipótese é que o método deva incitar um resgate ontológico no aluno, de cunho predominantemente visual, provocado pela multissensorialidade. As sensações subjetivas das experiências foram descritas numa folha de papel. Na aula seguinte, foi pedido aos alunos que criassem objetos artísticos com base nas sensações que eles tiveram na experiência Artsci.

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