COMBATE AO AEDES AEGYPTI: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE QUÍMICA
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28305 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 13 "inscrito_id" => 17 "titulo" => "COMBATE AO AEDES AEGYPTI: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "A fragmentação dos conteúdos, a falta de aplicabilidade do professor nas aulas e a dificuldade de contextualização afetam no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Como na escola o aprendizado é um resultado desejável, é o próprio objetivo do processo escolar, a intervenção é um processo pedagógico privilegiado. O referido trabalho foi desenvolvido na Escola José Rolderick de Oliveira na cidade de Nova Floresta – PB com abordagem interdisciplinar no Ensino de Química, usando o tema combate do Aedes Aegypti, envolvendo disciplinas como: Química, Biologia, Português (Literatura), História e Geografia. A intervenção teve por finalidade promover a importância da interdisciplinaridade e construção do conhecimento dos alunos da 3ª Série do Ensino Médio na escola. As atividades foram construídas em aulas expositivas e experimentais com o objetivo de adaptar as atividades para apresentação na Mostra Cultural da escola. Os resultados foram apresentados na própria escola com iniciativa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, subprojeto em Química pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG/CES. Com base nos resultados obtidos, verifica-se que o trabalho interdisciplinar apresenta relevância, haja vista que por meio dessa foi possível constatar a importância do uso de temas atuais no Ensino de Química e nos diversos saberes na Educação Básica no processo de construção do conhecimento, e no caso em estudo, no combate do mosquito Aedes Aegypti." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Química" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO DE QUÍMICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, AEDES AEGYPTI" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID17_16022017182859.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO CARLOS DE MEDEIROS FILHO" "autor_nome_curto" => "CARLOS MEDEIROS" "autor_email" => "carlosfilho1202@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28305 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 13 "inscrito_id" => 17 "titulo" => "COMBATE AO AEDES AEGYPTI: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "A fragmentação dos conteúdos, a falta de aplicabilidade do professor nas aulas e a dificuldade de contextualização afetam no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Como na escola o aprendizado é um resultado desejável, é o próprio objetivo do processo escolar, a intervenção é um processo pedagógico privilegiado. O referido trabalho foi desenvolvido na Escola José Rolderick de Oliveira na cidade de Nova Floresta – PB com abordagem interdisciplinar no Ensino de Química, usando o tema combate do Aedes Aegypti, envolvendo disciplinas como: Química, Biologia, Português (Literatura), História e Geografia. A intervenção teve por finalidade promover a importância da interdisciplinaridade e construção do conhecimento dos alunos da 3ª Série do Ensino Médio na escola. As atividades foram construídas em aulas expositivas e experimentais com o objetivo de adaptar as atividades para apresentação na Mostra Cultural da escola. Os resultados foram apresentados na própria escola com iniciativa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, subprojeto em Química pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG/CES. Com base nos resultados obtidos, verifica-se que o trabalho interdisciplinar apresenta relevância, haja vista que por meio dessa foi possível constatar a importância do uso de temas atuais no Ensino de Química e nos diversos saberes na Educação Básica no processo de construção do conhecimento, e no caso em estudo, no combate do mosquito Aedes Aegypti." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Química" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO DE QUÍMICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, AEDES AEGYPTI" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID17_16022017182859.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO CARLOS DE MEDEIROS FILHO" "autor_nome_curto" => "CARLOS MEDEIROS" "autor_email" => "carlosfilho1202@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }