O acesso e uso efetivo e adequado das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) pode proporcionar oportunidades concretas de melhorias de vida para a população. O avanço das tecnologias e a expansão da conectividade com a internet tem contribuído para tornar o mundo notavelmente mais complexo, interconectado e centrado no acesso a informações. À medida que a tecnologia tem moldado e direcionado os rumos da economia e da vida, é preciso que a população tenha as competências necessárias para lidar com ela e a educação em seus variados modelos e modalidades é compreendida como uma das formas que podem dar suporte à aquisição dessas habilidades. Desta forma, acreditamos que iniciativas educacionais que visem instrumentalizar o conhecimento acerca das TIC e seu potencial transformador possuem grande relevância social. O presente trabalho visa, portanto, investigar dados de uso das TIC por um conjunto de alunos que participou de um projeto de extensão para inclusão digital. A investigação e identificação dos diferentes perfis de utilização das TIC ajudou na construção de um cenário educacional mais realista e no direcionamento nas ações que foram desenvolvidas durante e após o curso. Assim, além de oportunizar aos participantes do curso conhecer novas tecnologias, o uso desses perfis tecnológicos contribuiu para que práticas de ensino fossem melhor adaptadas e aplicadas. Ou seja, trouxe benefícios para a práxis docente e auxiliou na promoção da inclusão social dos participantes por meio da inclusão digital.