No ensino significativo o aluno assume a posição de ser o investigador, racionalizando as informações adquiridas ao longo da aprendizagem, tornando sua mente mais ampliada. Entretanto, existem conteúdos mais difíceis de serem compreendidos devido arbitrariedade de determinados conceitos. Desta forma o professor deve buscar meios que tornem estes conteúdos mais concretos, fazendo com que os alunos consigam assimilar e identificar novos elementos. Esse trabalho teve como objetivo fazer com que os alunos buscassem o conhecimento de forma investigativa, tornando-se assim sujeito ativo. Referente ao aspecto teórico, este trabalho fundamentou-se no artigo de Moreira e Masini (2001) quanto a importância do ensino significativo, nas ideias de Justi (2006) referente a novas propostas de ensino que visam a simplificação de conteúdos e nas concepções de Melo e Neto (2013) quanto a importância da construção de modelos científico. No que corresponde a metodologia, foram realizadas duas aulas com a turma do nono ano do ensino fundamental de uma escola estadual da cidade de Currais Novos, tratando da evolução dos modelos atômicos. Na primeira aula abordou-se o conteúdo falando dos cientistas e seus respectivos modelos. Para o segundo dia de aula, os alunos tiveram que realizar uma pesquisa mais profunda sobre a teoria atômica. Enquanto resultados obtidos, ambas as aulas fluíram de maneira como planejada, os alunos tiveram boa participação, realizando as atividades propostas. Com base neste resultado pode-se afirmar que o ensino significativo é de fundamental importância para que o aluno realize suas pesquisas, aumentando sua capacidade intelectual.