Neste trabalho procuramos discutir a importância da interdisciplinaridade como forma de superar a fragmentação dos conhecimentos, e o distanciamento da matemática escolar da vida dos alunos. Usamos para isto a História da Matemática como ponto de partida de atividades pedagógicas com a utilização de jogos, que buscam integrar a matemática interdisciplinarmente com a língua materna, história, e conteúdos transversais, como ética, diversidade cultural e meio ambiente. Promover nas aulas de Estágio Supervisionado a reflexão sobre uma prática formativa não tradicional e pautada na relação teoria e prática voltada para a formação de professores de matemática reflexivos e pesquisadores da realidade educacional a que se dirigem. Para isto os alunos da disciplina de Estágio Supervisionado I da modalidade Parfor de Várzea Alegre realizaram uma pesquisa com professores das escolas em que estagiaram e atividades em sala onde foi discutida a importância da interdisciplinaridade.
Nosso aporte teórico baseia-se em teorias que nos auxiliem a perceber como os Jogos e a História da Matemática podem motivar o aluno no processo de construção do seu próprio conhecimento. Para isto nos baseamos na Teoria da Atividade de Leontiev onde percebemos como os objetos de estudos são motivacionais e podem eles mesmos vir a tornarem-se os motivos de aprendizagem.