É importante que aluno possa desenvolver capacidades e habilidades por meio da interação e estímulo do professor, que pode ocorrer por meio de propostas didáticas alternativas. Nas aulas de Biologia é fundamental o papel do professor para que se possa ter uma abordagem adequada da totalidade do conteúdo proposto, necessitando de uma seleção que visa a contextualização do aprendizado por meio de exemplos que coincidem com os aspectos regionais e com a realidade local. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo caracterizar os principais aspectos dos biomas maranhenses e levantar a discussão sobre as questões de conservação ambiental, por meio de uma proposta didática alternativa tendo como público alvo os alunos do terceiro ano do ensino médio. Assim, a sala foi disposta em sessões, de acordo com os sentidos com materiais que remetiam as características dos biomas maranhenses. Os educandos foram separados em seis grupos e, a cada sessão, um membro de cada equipe se apresentava para experimentar as sensações, voltando ao seu grupo para discutir e identificar os materiais usados e os biomas ali representados. O uso desta metodologia alternativa promoveu um trabalho em equipe proporcionando reflexão e construção de conhecimento em conjunto, fazendo com que as ideias fossem trocadas dentro de sala de aula. Práticas como essa oportunizam uma aprendizagem ativa dos educandos e a busca pelo próprio conhecimento. Conclui-se que a atividade pode ser considerada uma metodologia alternativa capaz de auxiliar no ensino de ecologia e promoveu a identificação de características dos biomas.