Partindo da vivência docente e da experiência acadêmica, percebemos as dificuldades apresentadas pelos alunos na aprendizagem referente ao real conceito de função, mais especificamente da Função Afim, assim como a relevância deste conteúdo para diversos outros inerentes até mesmo a outras ciências. Em paralelo, podemos notar as dificuldades existentes no que se trata da identificação de objetos matemáticos a partir de suas diversas formas de representação, trazendo problemas para a compreensão de conceitos, propriedades e estruturas em matemática. Daí, em nossa pesquisa, tivemos o interesse de detectar as habilidades e dificuldades dos alunos em tratar e converter as formas de representação da Função Afim através da aplicação de um questionário investigativo. Aplicamos nosso questionário em uma turma de 43 alunos de uma escola estadual em tempo integral localizada no município de Bayeux/PB. Após o levantamento dos dados e análise das respostas apresentadas pela turma, detectamos que os alunos apresentam habilidades em tratar a Função Afim através da linguagem natural, mas que mostram dificuldades em tratar a Função Afim em suas outras representações consideradas (geométrica, tabular e algébrica), e que não conseguem realizar a conversão entre as formas de representação da Função Afim. A partir de tais identificações, o docente pode elaborar intervenções pedagógicas direcionadas para que possa proporcionar um ensino de excelência e, consequentemente, uma aprendizagem com qualidade.