Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O LIXO COMO TEMA GERADOR: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUIMICA NUMA PERSPECTIVA AUSEBELIANA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, PROPOSTA DIDÁTICA, CONSCIENTIZAÇÃO Pôster (PO) Química
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28668
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 778
    "inscrito_id" => 1916
    "titulo" => "O LIXO COMO TEMA GERADOR: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUIMICA NUMA PERSPECTIVA AUSEBELIANA"
    "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de investigar o processo de ensino aprendizagem em química através de uma proposta didática baseada na teoria de David Ausubel com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual, localizada na cidade de Picuí-PB. As questões que esta pesquisa procurou responder foram: É possível que uma sequência didática apoiada nas características da Teoria da Aprendizagem Significativa para o tema gerador ‘ lixo’, contribuir na formação científica dos alunos ? É possível conscientizá-los sobre a problemática existente a partir de conceitos químicos articulados com situações-problemas que estão no contexto dos alunos? Os resultados apontam que os alunos receberam de forma significativa a proposta didática, alem de relacionar o tema gerador com conceitos de química de maneira conscientizadora sobre suas praticas na cidadania. Vale ressaltar que o processo de avaliação da aprendizagem significativa se deu por meio de observações e resoluções de exercícios envolvendo a problemática em questão. Identificou-se que alguns alunos têm dificuldades de relacionar a problemática com conceitos de química, porém a proposta ministrada pelo professor despertou interesse nos discentes motivando para uma formação cientifica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Química"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, PROPOSTA DIDÁTICA, CONSCIENTIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA6_ID1916_12052017215912.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA MACEDO DA MATA "
    "autor_nome_curto" => "MHAYARA MACEDO "
    "autor_email" => "ma.mlk@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28668
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 778
    "inscrito_id" => 1916
    "titulo" => "O LIXO COMO TEMA GERADOR: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUIMICA NUMA PERSPECTIVA AUSEBELIANA"
    "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de investigar o processo de ensino aprendizagem em química através de uma proposta didática baseada na teoria de David Ausubel com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual, localizada na cidade de Picuí-PB. As questões que esta pesquisa procurou responder foram: É possível que uma sequência didática apoiada nas características da Teoria da Aprendizagem Significativa para o tema gerador ‘ lixo’, contribuir na formação científica dos alunos ? É possível conscientizá-los sobre a problemática existente a partir de conceitos químicos articulados com situações-problemas que estão no contexto dos alunos? Os resultados apontam que os alunos receberam de forma significativa a proposta didática, alem de relacionar o tema gerador com conceitos de química de maneira conscientizadora sobre suas praticas na cidadania. Vale ressaltar que o processo de avaliação da aprendizagem significativa se deu por meio de observações e resoluções de exercícios envolvendo a problemática em questão. Identificou-se que alguns alunos têm dificuldades de relacionar a problemática com conceitos de química, porém a proposta ministrada pelo professor despertou interesse nos discentes motivando para uma formação cientifica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Química"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, PROPOSTA DIDÁTICA, CONSCIENTIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA6_ID1916_12052017215912.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA MACEDO DA MATA "
    "autor_nome_curto" => "MHAYARA MACEDO "
    "autor_email" => "ma.mlk@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de investigar o processo de ensino aprendizagem em química através de uma proposta didática baseada na teoria de David Ausubel com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual, localizada na cidade de Picuí-PB. As questões que esta pesquisa procurou responder foram: É possível que uma sequência didática apoiada nas características da Teoria da Aprendizagem Significativa para o tema gerador ‘ lixo’, contribuir na formação científica dos alunos ? É possível conscientizá-los sobre a problemática existente a partir de conceitos químicos articulados com situações-problemas que estão no contexto dos alunos? Os resultados apontam que os alunos receberam de forma significativa a proposta didática, alem de relacionar o tema gerador com conceitos de química de maneira conscientizadora sobre suas praticas na cidadania. Vale ressaltar que o processo de avaliação da aprendizagem significativa se deu por meio de observações e resoluções de exercícios envolvendo a problemática em questão. Identificou-se que alguns alunos têm dificuldades de relacionar a problemática com conceitos de química, porém a proposta ministrada pelo professor despertou interesse nos discentes motivando para uma formação cientifica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.