AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES DE ADESIVIDADE EM MISTURAS ASFÁLTICAS MODIFICADAS COM ÓLEO DE SOJA NOVO E RESIDUAL
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28241 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 403 "inscrito_id" => 1320 "titulo" => "AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES DE ADESIVIDADE EM MISTURAS ASFÁLTICAS MODIFICADAS COM ÓLEO DE SOJA NOVO E RESIDUAL" "resumo" => "Devido à grande importância que a malha rodoviária representa para o transporte de bens e pessoas, busca-se por processos produtivos de pavimentação asfáltica mais eficientes e que reduzam os impactos destas atividades sobre o meio ambiente. A incorporação de aditivos oriundos de oleaginosas ao ligante asfáltico é um agente viável para a redução de temperaturas de usinagem e aplicação da massa asfáltica. Estudos acerca de parâmetros reológicos comprovaram a viabilidade da adição do óleo de soja ao ligante asfáltico, em seu estado novo e após reutilizações, visando promover um descarte ecológico para este resíduo. Este trabalho objetiva dar continuidade ao estudo da aplicação do óleo de soja novo e residual, avaliando sua influência em termos de adesividade na mistura asfáltica por meio dos ensaios cântabro e adesividade do agregado graúdo. Misturas que possuem má adesividade do ligante-agregado podem resultar numa camada de revestimento susceptível à desagregação e ao descolamento, gerando arrancamento por efeito do atrito pneu-pavimento, uma patologia comum nos revestimentos asfálticos. A avaliação foi feita pela comparação entre amostras de controle, com ligante puro, e misturas em adições de 1% e 2% de óleo de soja novo e residual, respectivamente. Os valores de degaste obtidos pelo ensaio cântabro foram menores para as misturas asfálticas modificadas pelos óleos. Não houve diferença significativa entre os desgates para misturas em adição de óleo novo e residual, confirmando a utilização ecológica do resíduo. Quanto ao ensaio de adesividade, espera-se que o óleo de soja aja como um promotor de adesividade na interface ligante-agregado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Engenharia Civil" "palavra_chave" => "PAVIMENTAÇÃO, ÓLEO DE SOJA, ADESIVIDADE, CÂNTABRO, CÂNTABRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA10_ID1320_01052017191304.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ABLENYA GRANGEIRO DE BARROS " "autor_nome_curto" => "ABLENYA BARROS" "autor_email" => "ablenyagb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28241 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 403 "inscrito_id" => 1320 "titulo" => "AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES DE ADESIVIDADE EM MISTURAS ASFÁLTICAS MODIFICADAS COM ÓLEO DE SOJA NOVO E RESIDUAL" "resumo" => "Devido à grande importância que a malha rodoviária representa para o transporte de bens e pessoas, busca-se por processos produtivos de pavimentação asfáltica mais eficientes e que reduzam os impactos destas atividades sobre o meio ambiente. A incorporação de aditivos oriundos de oleaginosas ao ligante asfáltico é um agente viável para a redução de temperaturas de usinagem e aplicação da massa asfáltica. Estudos acerca de parâmetros reológicos comprovaram a viabilidade da adição do óleo de soja ao ligante asfáltico, em seu estado novo e após reutilizações, visando promover um descarte ecológico para este resíduo. Este trabalho objetiva dar continuidade ao estudo da aplicação do óleo de soja novo e residual, avaliando sua influência em termos de adesividade na mistura asfáltica por meio dos ensaios cântabro e adesividade do agregado graúdo. Misturas que possuem má adesividade do ligante-agregado podem resultar numa camada de revestimento susceptível à desagregação e ao descolamento, gerando arrancamento por efeito do atrito pneu-pavimento, uma patologia comum nos revestimentos asfálticos. A avaliação foi feita pela comparação entre amostras de controle, com ligante puro, e misturas em adições de 1% e 2% de óleo de soja novo e residual, respectivamente. Os valores de degaste obtidos pelo ensaio cântabro foram menores para as misturas asfálticas modificadas pelos óleos. Não houve diferença significativa entre os desgates para misturas em adição de óleo novo e residual, confirmando a utilização ecológica do resíduo. Quanto ao ensaio de adesividade, espera-se que o óleo de soja aja como um promotor de adesividade na interface ligante-agregado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Engenharia Civil" "palavra_chave" => "PAVIMENTAÇÃO, ÓLEO DE SOJA, ADESIVIDADE, CÂNTABRO, CÂNTABRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA10_ID1320_01052017191304.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ABLENYA GRANGEIRO DE BARROS " "autor_nome_curto" => "ABLENYA BARROS" "autor_email" => "ablenyagb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }