A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que se propõe a atender as pessoas, que por diversos motivos, não tiveram acesso à educação na idade regular. A escola deve atender as necessidades e expectativas dos discentes que estão inseridos na EJA, assim, a forma como os professores planejam o ensino e trabalham com esses alunos, é imprescindível para proporcionar motivação e a aprendizagem dos mesmos. O presente trabalho teve como objetivo conhecer os recursos didáticos utilizados pelos docentes da disciplina de Química e analisar o perfil de alunos da modalidade EJA, de turmas dos ciclos V e VI de três Escolas Públicas da cidade de Campina Grande – PB. Os resultados obtidos foram coletados, através de um questionário composto por perguntas objetivas. A partir da análise das respostas obtidas pode-se observar que as três escolas apresentam um número elevado de alunos com idade acima de 20 anos e o principal motivo no qual os impediram de concluir os estudos no ensino regular foi à necessidade de trabalhar. E, posteriormente, a maioria dos estudantes foi motivada a retornar a escola para concluir o ensino médio para se qualificar, expandir as oportunidades de trabalho e alcançar seus objetivos. Quando os alunos foram questionados sobre os recursos didáticos utilizados nas aulas de Química, grande parte deles respondeu que pouco ou “nenhum” recurso é utilizado pelos professores. Assim, a introdução de recursos didáticos, a exemplo da experimentação, nas escolas analisadas, pode ser de fundamental importância para melhorar a relação ensino-aprendizagem.