O solo é o recurso ambiental que sustenta a vida. Seu conhecimento é essencial para a sustentabilidade ambiental e a minimização dos impactos ambientais. Nas Ciências Agrárias, os conceitos sobre solos precisam ser pensados de forma interativa e contextualizada, para promover mais interesse no processo de aprendizado, nesse sentido, a presença do monitor pode ser um facilitador, colaborando para despertar nos acadêmicos o interesse pelas atividades da pedologia. A monitoria visa incentivar a prática da docência e promover a cooperação entre docentes e discentes. A monitoria, como procedimento pedagógico, tem demonstrado sua utilidade, a medida que atende as dimensões política, técnica, e humana da prática pedagógica. Dentre as disciplinas oferecidas pelo curso de Engenharia de Biossistemas da Universidade Federal de Campina Grande, a disciplina de Gênese e Morfologia do Solo procura colaborar na formação dos discentes com conhecimentos importantes para o profissional das Ciências Agrárias. O trabalho objetivou expor as atividades realizadas durante a condução da disciplina de Gênese e Morfologia do Solo, no período letivo de 2016.2. A metodologia constou de um levantamento bibliográfico e análise das atividades desenvolvidas na disciplina. Os resultados indicam que a participação dos monitores na disciplina de Gênese e Morfologia do Solo oportunizou o aprimoramento de conhecimentos e a troca de ideias, além de favorecer o uso de novas metodologias que despertaram o interesse pela leitura de artigos e participação na escrita de trabalhos e eventos, o que indica que a monitoria melhora a formação acadêmica e agrega valor as aulas de solos.