. Os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) se constituem como uma ferramenta digital de suporte ao ensino. São oferecidos em diversos formatos; para todos os níveis de ensino; inúmeros componentes curriculares e por diferentes bancos de dados. O presente trabalho objetivou a apresentação do BIOE e a utilização do OVA: Soluções frente às dificuldades que os discentes da 2° ano do médio da EEEFM Estevam Marinho, apresentaram diante do conteúdo de Soluções Químicas, sendo a presença durante a atividade facultativa e sem atribuição de notas aos discentes. Um percentual de 89,47% respondeu que o OVA utilizado facilitou a aprendizagem, os demais 10,53% responderam que o mesmo não facilitou a aprendizagem, acrescentando que não conseguiram entender como calcular a concentração de hipoclorito de sódio para retirar a mancha da roupa. Os discente avaliaram a ferramenta metodológica utilizada com um percentual de 26% como boa, 36% excelente, 26% inovadora, 10% regular e nenhum discente avaliou a ferramenta como ruim, o que mostra que a utilização do OVA possibilitou uma aprendizagem significativa. Diante do exposto, fica evidente aceitação e o envolvimento do alunado frente à metodologia utilizada, questionados sobre a contribuição no processo de ensino-aprendizagem todos responderam que o simulador contribuiu de forma facilitadora no entendimento do assunto abordado.