Durante encontros de formação promovidos pelo PIBID de Química em 2013 da Universidade Federal do Oeste do Pará, e de apresentações sobre os jogos lúdicos na escola pública onde foram desenvolvidas as atividades, relatamos uma experiência significativa, momento este de reflexão e interação dos conhecimentos de modo que esse diálogo entre os acadêmicos e discentes do educandário pudesse levar ao entendimento da química, de como essa ciência se compreende e como aplica - lá no ensino. A metodologia desenvolvida nos encontros foi o estudo dos artigos relacionados à ludicidade (BENEDETTI et al. 2009; DE SOUZA et al. 2012; VOLANTE ZANON et al. 2008; GODOI et al. 2008; SOARES et al. 2003; SOARES et al. 2010) e de como trabalha-las em concordância aos conteúdos de ensino básico, especificamente as etapas finais do ensino médio, analisando os pontos fortes e fracos, suas metodologias e objetivos. A partir das informações obtidas das bibliografias analisadas, os bolsistas foram divididos em duplas para expor seus pontos de vistas através de seminários, que por sua vez foi crucial para o desenvolvimento de nossas habilidades e competências como futuros educadores, sabendo da existência dos desafios diversificados da profissão de professor. Mediante a socialização, do estudo literário, sobre ludicidade e ensino-aprendizagem em Ciência de Química, os jogos foram avaliados, na concepção particular de cada dupla de bolsistas, para selecionar aqueles que possibilitassem motivação, integração e sociabilidade entre os discentes.Notoriamente essa vivência que tivemos foram elos de modelagem de nossa formação e que contribuiu para aprimorarmos os jogos.