Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

VIVENCIANDO EXPERIÊNCIAS LÚDICAS ATRAVÉS DE JOGOS PELO PIBID DE QUÍMICA DA UFOPA

Palavra-chaves: QUÍMICA, JOGOS LÚDICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM Pôster (PO) Química
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28916
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 135
    "inscrito_id" => 1098
    "titulo" => "VIVENCIANDO EXPERIÊNCIAS LÚDICAS ATRAVÉS DE JOGOS PELO PIBID DE QUÍMICA DA UFOPA"
    "resumo" => "Durante encontros de formação promovidos pelo PIBID de Química em 2013 da Universidade Federal do Oeste do Pará, e de apresentações sobre os jogos lúdicos na escola pública onde foram desenvolvidas as atividades, relatamos uma experiência significativa, momento este de reflexão e interação dos conhecimentos de modo que esse diálogo entre os acadêmicos e discentes do educandário pudesse levar ao entendimento da química, de como essa ciência se compreende e como aplica - lá no ensino. A metodologia desenvolvida nos encontros foi o estudo dos artigos relacionados à ludicidade (BENEDETTI et al. 2009; DE SOUZA et al. 2012; VOLANTE ZANON et al. 2008; GODOI et al. 2008; SOARES et al. 2003; SOARES et al. 2010) e de como trabalha-las em concordância aos conteúdos de ensino básico, especificamente as etapas finais do ensino médio, analisando os pontos fortes e fracos, suas metodologias e objetivos. A partir das informações obtidas das bibliografias analisadas, os bolsistas foram divididos em duplas para expor seus pontos de vistas através de seminários, que por sua vez foi crucial para o desenvolvimento de nossas habilidades e competências como futuros educadores, sabendo da existência dos desafios diversificados da profissão de professor. Mediante a socialização, do estudo literário, sobre ludicidade e ensino-aprendizagem em Ciência de Química, os jogos foram avaliados, na concepção particular de cada dupla de bolsistas, para selecionar aqueles que possibilitassem motivação, integração e sociabilidade entre os discentes.Notoriamente essa vivência que tivemos foram elos de modelagem de nossa formação e que contribuiu para aprimorarmos os jogos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Química"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA, JOGOS LÚDICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA6_ID1098_02042017235123.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELDERVAN DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "HELDER OLIVEIRA"
    "autor_email" => "heldervanoliveira@hotmail"
    "autor_ies" => "UFOPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28916
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 135
    "inscrito_id" => 1098
    "titulo" => "VIVENCIANDO EXPERIÊNCIAS LÚDICAS ATRAVÉS DE JOGOS PELO PIBID DE QUÍMICA DA UFOPA"
    "resumo" => "Durante encontros de formação promovidos pelo PIBID de Química em 2013 da Universidade Federal do Oeste do Pará, e de apresentações sobre os jogos lúdicos na escola pública onde foram desenvolvidas as atividades, relatamos uma experiência significativa, momento este de reflexão e interação dos conhecimentos de modo que esse diálogo entre os acadêmicos e discentes do educandário pudesse levar ao entendimento da química, de como essa ciência se compreende e como aplica - lá no ensino. A metodologia desenvolvida nos encontros foi o estudo dos artigos relacionados à ludicidade (BENEDETTI et al. 2009; DE SOUZA et al. 2012; VOLANTE ZANON et al. 2008; GODOI et al. 2008; SOARES et al. 2003; SOARES et al. 2010) e de como trabalha-las em concordância aos conteúdos de ensino básico, especificamente as etapas finais do ensino médio, analisando os pontos fortes e fracos, suas metodologias e objetivos. A partir das informações obtidas das bibliografias analisadas, os bolsistas foram divididos em duplas para expor seus pontos de vistas através de seminários, que por sua vez foi crucial para o desenvolvimento de nossas habilidades e competências como futuros educadores, sabendo da existência dos desafios diversificados da profissão de professor. Mediante a socialização, do estudo literário, sobre ludicidade e ensino-aprendizagem em Ciência de Química, os jogos foram avaliados, na concepção particular de cada dupla de bolsistas, para selecionar aqueles que possibilitassem motivação, integração e sociabilidade entre os discentes.Notoriamente essa vivência que tivemos foram elos de modelagem de nossa formação e que contribuiu para aprimorarmos os jogos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Química"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA, JOGOS LÚDICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA6_ID1098_02042017235123.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELDERVAN DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "HELDER OLIVEIRA"
    "autor_email" => "heldervanoliveira@hotmail"
    "autor_ies" => "UFOPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

Durante encontros de formação promovidos pelo PIBID de Química em 2013 da Universidade Federal do Oeste do Pará, e de apresentações sobre os jogos lúdicos na escola pública onde foram desenvolvidas as atividades, relatamos uma experiência significativa, momento este de reflexão e interação dos conhecimentos de modo que esse diálogo entre os acadêmicos e discentes do educandário pudesse levar ao entendimento da química, de como essa ciência se compreende e como aplica - lá no ensino. A metodologia desenvolvida nos encontros foi o estudo dos artigos relacionados à ludicidade (BENEDETTI et al. 2009; DE SOUZA et al. 2012; VOLANTE ZANON et al. 2008; GODOI et al. 2008; SOARES et al. 2003; SOARES et al. 2010) e de como trabalha-las em concordância aos conteúdos de ensino básico, especificamente as etapas finais do ensino médio, analisando os pontos fortes e fracos, suas metodologias e objetivos. A partir das informações obtidas das bibliografias analisadas, os bolsistas foram divididos em duplas para expor seus pontos de vistas através de seminários, que por sua vez foi crucial para o desenvolvimento de nossas habilidades e competências como futuros educadores, sabendo da existência dos desafios diversificados da profissão de professor. Mediante a socialização, do estudo literário, sobre ludicidade e ensino-aprendizagem em Ciência de Química, os jogos foram avaliados, na concepção particular de cada dupla de bolsistas, para selecionar aqueles que possibilitassem motivação, integração e sociabilidade entre os discentes.Notoriamente essa vivência que tivemos foram elos de modelagem de nossa formação e que contribuiu para aprimorarmos os jogos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.