Desde o inicio do ensino básico o estudo da Ciência baseia-se no estudo da natureza, ou a formulação de experimentos. Contudo, a ciência é conjunto de conhecimentos socialmente adquiridos ou produzidos e objetivos que permitem sua transmissão. Desta forma, objetivou-se em fazer um levantamento sobre a percepção de alunos do ensino básico sobre o ensino de ciências e o que é ser um cientista. Tratou-se de um estudo exploratório e descritivo através da qualificação dos conhecimentos, sendo o estudo realizado com discentes de uma instituição privada de ensino. Para o levantamento de dados foi aplicado questionário aplicado em fevereiro/2016, tendo estes dados sido analisados qualitativamente através da análise de conteúdo. A percepção dos alunos acerca do que é ciências variou entre “estudos do corpo humano, seres vivos, planetas e o meio ambiente”, “o descobrimento e experimentação de coisas” e aqueles que não responderam. Dentre as respostas dos alunos sobre o ser cientista apresentaram as concepção como “aquele que pratica atividades de pesquisa – experimentos e observação”, “a pessoas inteligentes” que fazem a diferença no mundo e “aquele que desenvolve coisas”, onde o cientista identifica-se como o homem grisalho, de jaleco e realizando experiências em um laboratório, o que justifica-se por muitos cientistas serem representados, em desenhos como nas histórias, que correspondem aos estereótipos referidos na literatura. Assim, o ensino de ciência deve contemplar a quebra de paradigmas quando retratando a ciência como uma atividade imprevisível e mágica realizada por cientistas com “poderes”.