ara que a aprendizagem possua características cooperativas, os docentes devem promover trabalhos em grupos, formados por integrantes com a finalidade de manter todos os membros envolvidos, onde, cada membro deve se responsabilizar pela busca do problema proposto, contribuindo efetivamente no trabalho, ajudando uns aos outros e confiando uns nos outros, de maneira a atingir o objetivo da problemática proposta pelo professor. A metodologia da pesquisa foi baseada na Aprendizagem Cooperativa, onde, a metodologia de intervenção em sala de aula foi dividida em quatro momentos com a finalidade de verificar de maneira satisfatória o ensino-aprendizagem com base em na solução de um problema, onde o mesmo, deveria ser respondido e apresentado pelos grupos de alunos formados, ao final as melhores apresentações foram premiadas. Diante disto, verificamos que a metodologia baseada na aprendizagem cooperativa pode melhorar de maneira significativa o ensino aprendizagem, pois a mesma pode proporcionar uma interação entre o professor-aluno e aluno-aluno, tornando as aulas mais atrativas e as avaliações menos apreensivas e competitivas, podendo também, influenciar na educação mutua e na arte do discurso. Concluímos também, que os alunos puderam pesquisar mais aprofundadamente sobre o assunto, assim descobrindo mais do que o proposto. Pela análise das respostas aos questionamentos, podemos verificar que a metodologia tradicional às vezes é falha, pois alguns alunos se desenvolvem melhor expondo determinado assunto oralmente, além do mais a avaliação escrita prende muito o aluno a apenas um determinado tema, não tendo a liberdade expositiva do trabalho oral