Considerando a implementação do Program de Educação Integral e as alterações que possam estar ocorrendo nas Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs), em relação ao Ensino de Química no que diz respeito ao currículo e a infraestrutura, este trabalho objetiva responder à seguinte problemática: Será que o aumento da carga horária de ensino de química no ensino médio integral e semi-integral das Escolas de Referência resulta em uma diferença significativa para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos? Nossa investigação teve por objetivo: Analisar como a disciplina Prática de Laboratório de Química se estrutura no currículo e se materializa no dia a dia das escolas integrais e semi-integrais do agreste pernambucano. De acordo com o objetivo desta pesquisa e diante dos resultados obtidos, foi observado que o Ensino de Química no Programa de Ensino Integral passou a ter uma carga horária maior com foco na implementação de laboratórios. Deixando a entender que a educação integral na disciplina de Química é dada com ênfase no caráter experimental, permitindo concluir que esse é o ponto central da proposta, deixando clara a diferenciação entre os espaços das disciplinas tradicionais e os do que agora surgem. Também foi percebido que a disciplina Prática de Laboratório de Química por questões de infraestrutura e de tempo acaba ficando em segundo plano, em função da quantidade de conteúdos que a parte teórica da Química exige.