Neste trabalho, apresentamos uma discussão teórica didáticas referente a formação docente, com o intuito de favorecer o processo de ensino/aprendizagem dos diversos sujeitos que compõe o espaço da sala de aula, numa perspectiva para além do espaço escolar. Este, consiste em uma pesquisa-ação, intitulada “Processo de Erosão e Desertificação no Estado da Paraíba”, desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cecília Estolano Meireles, localizada na cidade de Cajazeiras–PB, no período de dezembro de 2016, intermediada pelo subprojeto de Geografia, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG/CFP. O objetivo geral desta ação, foi proporcionar aos discentes uma visão crítica e reflexiva sobre os processos de erosão e desertificação no espaço natural. Os objetivos específicos foram: analisar e descrever as áreas propicias a desertificação e identificar os respectivos processos. Nesta ação, trabalhamos algumas metodologias como: experimento em sala, e também um estudo de campo. Os processos de erosão e desertificação no Estado da Paraíba, abrangem algumas áreas territoriais em grandes proporções, no total dos 223 municípios existentes, 208 são susceptíveis a esse tipo de degradação. Nesse sentido, com intuito de obter melhores resultados no processo de ensino/aprendizagem, buscamos a partir desse tema norteador, construir juntos, alunos/as e professor do ensino básico, saberes de forma lúdica e atrativa que cativasse e despertasse nos discentes a capacidade de compreender as distintas realidades em escala local e global sobre a problemática com um olhar crítico e reflexivo.