RELATO DE EXPERIÊNCIA COM USO DE VÍDEO: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28802 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 124 "inscrito_id" => 346 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA COM USO DE VÍDEO: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA" "resumo" => "O emprego de recursos audiovisuais no processo educacional possibilita a simulação de fenômenos envolvidos na constituição e transformação da matéria, arranjos geométricos das moléculas, ligações químicas, processos físico-químicos, compostos orgânicos, inorgânicos e da evolução da atomística. Neste contexto os usos de vídeos no processo educacional exercem funções diversificadas, proporciona informação, motiva o aluno, pode ser utilizado como método avaliativo e conceitual, trabalha os conteúdos químicos abstratos de forma lúdica e estimula a investigação. O presente trabalho apresenta um relato de experiência relacionada ao tema introdução à ciência química pelo uso do recurso didático vídeo, no qual foi exposta a música Diamante do compositor Agailton Silva interpretada pela cantora Damares. A pesquisa foi desenvolvida com 50 alunos do ensino fundamental II da EEEFM Estevam Marinho. Os critérios para a escolha do vídeo foi linguagem adotada de acordo com o público alvo ser trabalhado, sendo próximo da realidade do aluno. Por último foi aplicado um questionário com perguntas objetivas e subjetivas com a finalidade de avaliar a eficácia do vídeo no processo de ensino/aprendizagem. De acordo com os discentes 54% definiram a utilização do vídeo na aula de química como uma experiência excelente, outros 26% como inovadora e 20% responderam eficientes. É importante ressaltar que dos 50 alunos que participaram da pesquisa nenhum discente definiu a experiência como ruim, o que mostra que os objetivos do trabalho foram atingidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Química" "palavra_chave" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA, INTRODUÇÃO À CIÊNCIA QUÍMICA, RECURSOS AUDIOVISUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID346_30032017163141.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUISLÂNDIA VIEIRA DE FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "LUISLÂNDIA " "autor_email" => "luislandia_figueredo@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28802 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 124 "inscrito_id" => 346 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA COM USO DE VÍDEO: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA" "resumo" => "O emprego de recursos audiovisuais no processo educacional possibilita a simulação de fenômenos envolvidos na constituição e transformação da matéria, arranjos geométricos das moléculas, ligações químicas, processos físico-químicos, compostos orgânicos, inorgânicos e da evolução da atomística. Neste contexto os usos de vídeos no processo educacional exercem funções diversificadas, proporciona informação, motiva o aluno, pode ser utilizado como método avaliativo e conceitual, trabalha os conteúdos químicos abstratos de forma lúdica e estimula a investigação. O presente trabalho apresenta um relato de experiência relacionada ao tema introdução à ciência química pelo uso do recurso didático vídeo, no qual foi exposta a música Diamante do compositor Agailton Silva interpretada pela cantora Damares. A pesquisa foi desenvolvida com 50 alunos do ensino fundamental II da EEEFM Estevam Marinho. Os critérios para a escolha do vídeo foi linguagem adotada de acordo com o público alvo ser trabalhado, sendo próximo da realidade do aluno. Por último foi aplicado um questionário com perguntas objetivas e subjetivas com a finalidade de avaliar a eficácia do vídeo no processo de ensino/aprendizagem. De acordo com os discentes 54% definiram a utilização do vídeo na aula de química como uma experiência excelente, outros 26% como inovadora e 20% responderam eficientes. É importante ressaltar que dos 50 alunos que participaram da pesquisa nenhum discente definiu a experiência como ruim, o que mostra que os objetivos do trabalho foram atingidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Química" "palavra_chave" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA, INTRODUÇÃO À CIÊNCIA QUÍMICA, RECURSOS AUDIOVISUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID346_30032017163141.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUISLÂNDIA VIEIRA DE FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "LUISLÂNDIA " "autor_email" => "luislandia_figueredo@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }