A alfabetização científica deve promover a compreensão de como a investigação científica é conduzida, que tipo de conhecimento que produz, e ser capaz de usar esse conhecimento para desenvolver argumentos fundamentados e se envolver em tomadas de decisões sobre questões sócio-científicas. No entanto, pesquisas recentes apontam que os professores enfrentam dificuldades em ensinar de forma eficaz questões sobre a Natureza da Ciência (NDC) e que os estudantes, muitas vezes, têm preconceitos sobre vários aspectos da NDC, que formam a base para uma percepção incorreta do que a ciência é, como ela é feita e o que ela pode alcançar. Dessa forma, é preciso pensar em um ensino sobre NDC que envolva um processo de alteração conceitual, util para vencer preconceitos iniciais, tais como que a ciência dá respostas definitivas ou que os cientistas são sempre objetivos, o que ajuda a desmascarar mitos relevantes sobre a ciência. Por isso, é importante abordar os preconceitos dos estudantes sobre a NDC e melhorar sua compreensão dos aspectos relevantes. Nesse sentido, apontaremos as discussões recentes, postas na literatura, acerca da NDC e como as visões e objetivos tem se modificado para se alcançar sua inserção efetiva em sala de aula.