Neste artigo propomos a aplicação de experimentos para o ensino de óptica geométrica no ens. Fundamental maior, neste caso, com turma de 9º ano. Em proposta queremos mostrar ao professor que com materiais simples e de baixo custo, as aulas de física podem ser mais interativas, o que contribui grandemente para o melhor desempenho dos alunos em sala de aula, como também, o aumento das notas nesta disciplina. Esta proposta foi levada a uma escola de ens. Fundamental e médio da cidade de Cametá- PA, no Colégio Atitude com a turma de nono ano médio, na qual foram aplicados os experimentos em sala de aula, juntamente com a explicação do conteúdo, o que a tornou uma aula com metodologia diferenciada, tanto por parte do professor, quanto pelos alunos. Em seguida, foi aplicado um questionário referente aos experimentos, e o resultado foi de fato satisfatório, pois foi comprovado que os alunos de fato participaram da aula e absorveram o conhecimento pelo que foi repassado. Comprovou-se através desse trabalho, que de fato a interação entre a experimentação por mais simples que seja e o ensino das matérias de física, neste caso a óptica, é de grande benefício para o processo de ensino e aprendizagem, pois geram bons resultados.