A PRODUÇÃO DE CONCEITOS COMBINATÓRIOS E PROBABILISTÍCOS POR MEIO DE UMA PRÁTICA PROBLEMATIZADORA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28079 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 392 "inscrito_id" => 798 "titulo" => "A PRODUÇÃO DE CONCEITOS COMBINATÓRIOS E PROBABILISTÍCOS POR MEIO DE UMA PRÁTICA PROBLEMATIZADORA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa,realizada com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental do município de Cuité/PB. A pesquisa teve como objetivo investigar quais os conceitos de combinatória e probabilidade podem surgir a partir de uma situação de ensino problematizadora . Foi desenvolvida na dinâmica de aula de Van de Walle (2009) e utilizou como ferramenta metodológica o jogo “Corrida de Cavalos” desenvolvido por Skovsmose (2008) e adaptado por Santos (2010). A partir da análise dos dados consideramos que a situação de ensino problematizadora, possibilitou que os alunos desenvolvessem alguns conceitos combinatórios e probabiliorísticos, como a compreensão de que diferentes possibilidades de soma podem existir um mesmo contexto, bem como o aspecto generalizante que existe no conceito combinatório. Tais considerações, nos fez perceber que somente jogo sem uma intervenção problematizadora, dialógica e reflexiva, pode não desenvolver e mobilizar nos alunos os conceitos combinatórios e probabilísticos que desejamos, é preciso que o processo de ensino permita que os alunos façam observações, reflexões e (re) significações ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DA COMBINATÓRIA, ANOS INICIAIS, JOGOS MATEMÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID798_01052017175922.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILY DE VASCONCELOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "EMILY VASCONCEL" "autor_email" => "emily.vascooncelos@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28079 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 392 "inscrito_id" => 798 "titulo" => "A PRODUÇÃO DE CONCEITOS COMBINATÓRIOS E PROBABILISTÍCOS POR MEIO DE UMA PRÁTICA PROBLEMATIZADORA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa,realizada com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental do município de Cuité/PB. A pesquisa teve como objetivo investigar quais os conceitos de combinatória e probabilidade podem surgir a partir de uma situação de ensino problematizadora . Foi desenvolvida na dinâmica de aula de Van de Walle (2009) e utilizou como ferramenta metodológica o jogo “Corrida de Cavalos” desenvolvido por Skovsmose (2008) e adaptado por Santos (2010). A partir da análise dos dados consideramos que a situação de ensino problematizadora, possibilitou que os alunos desenvolvessem alguns conceitos combinatórios e probabiliorísticos, como a compreensão de que diferentes possibilidades de soma podem existir um mesmo contexto, bem como o aspecto generalizante que existe no conceito combinatório. Tais considerações, nos fez perceber que somente jogo sem uma intervenção problematizadora, dialógica e reflexiva, pode não desenvolver e mobilizar nos alunos os conceitos combinatórios e probabilísticos que desejamos, é preciso que o processo de ensino permita que os alunos façam observações, reflexões e (re) significações ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DA COMBINATÓRIA, ANOS INICIAIS, JOGOS MATEMÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID798_01052017175922.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILY DE VASCONCELOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "EMILY VASCONCEL" "autor_email" => "emily.vascooncelos@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }