Ao longo de sua trajetória o processo de desenvolvimento educacional especificamente o da Educação Especial obteve grandes conquistas. Ressalta-se que o processo de formação bem como as ferramentas destes se apresenta como fatores cruciais para o bom desempenho da prática docente. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo investigar a matriz curricular do curso de licenciatura plena em química no IFMA Campus Açailândia, no âmbito da educação especial, visando identificar as disciplinas voltadas para a vivência da educação especial, discutir a importância destas na formação do docente e verificar de um modo mais amplo, quais suportes o curso de licenciatura em Química dispõe. A metodologia em questão é o método indutivo. Observou-se que a matriz curricular apresenta somente duas disciplinas voltadas para a Educação Especial, conforme averiguado estas estão inseridas em um período semestral já tardio, demonstrando-se assim como um fator preocupante. Pondera-se a necessidade de uma revisão da matriz curricular do curso com relação ao período e oferta de disciplinas destinadas ao preparo dos graduandos para que estes sejam capazes de atender as especificidades requeridas e também asseguradas por leis com relação à Educação Especial de forma mais gabaritada.